Huawei assume a liderança em vestíveis e vende 100 milhões de celulares HarmonyOS

A Huawei, que está prestes a voltar a vender celulares no Brasil, teve uma semana de celebrações nesta primeira metade de junho. Além de ultrapassar Xiaomi e Apple no mercado de vestíveis no primeiro trimestre de 2025, a companhia viu seu HarmonyOS chegar à marca de 100 milhões de celulares.

Segundo a IDC, apesar do forte embargo sofrido pela Huawei, a companhia conseguiu vender mais smartwatches e pulseiras inteligentes no mundo do que Xiaomi e Apple nos três primeiros meses de 2025. Foram mais de 10 milhões de unidades da companhia comercializadas no mundo, uma fatia de 21,9% do mercado. Os destaques são os modelos Watch GT 5, Watch Fit 3 e Ultimate.

O mais incrível foi o crescimento ano a ano da empresa no setor: 42,4%, cerca de 3 milhões de dispositivos a mais do que os 7 milhões vendidos em janeiro, fevereiro e março de 2024. E isso em um momento em que o mercado de vestíveis apresentou crescimento de 10,5%, com um total de 45,7 milhões de dispositivos comercializados.

A Xiaomi ficou com a segunda colocação, com 8,7 milhões de unidades e 19% de fatia do mercado, enquanto a Apple, com 7 milhões de vestíveis comercializados, ficou na terceira colocação, com 15,5% do setor. Completam o top 5 a Samsung, com 3,4 milhões e fatia de 7,5%, e a Garmin, com 2,1 milhões e 4,7% de fatia.

100 milhões de smartphones HarmonyOS

O outro dado vem de uma empresa de análise de mercado diferente. Segundo a Canalys, a Huawei vendeu o celular de número 100 milhões embarcado com HarmonyOS desde o lançamento do sistema operacional, em 2019. Na verdade, a empresa fechou o ano de 2024 com 103 milhões de smartphones com o sistema vendidos, sendo 46 milhões só no ano passado.

Sinal de que a companhia volta a ganhar força depois de sofrer por alguns anos por conta do embargo imposto por Donald Trump durante seu primeiro mandato. A empresa não pode negociar com nenhuma companhia que tenha ligação com os Estados Unidos, o que atrasou o acesso a diversas tecnologias avançadas — como a fabricação de chips, por exemplo, na qual a Huawei ainda se aproxima do processo de fabricação de 5 nm.

E os negócios também prosperam em outras áreas, além dos vestíveis e dos smartphones. Também de acordo com a Canalys, a empresa vendeu um total de 10,5 milhões de tablets em 2024, e atingiu a marca de 21 milhões de dispositivos do tipo vendidos até o final do ano passado.

O sistema operacional, inclusive, está presente em todo tipo de dispositivo da Huawei, incluindo PCs. E a empresa vendeu nada menos que 4,2 milhões de computadores na China em 2024, 3,2 milhões dos quais eram notebooks.

A versão 6.0 do HarmonyOS deve ser lançada até o final de 2025. Espera-se uma forte presença de inteligência artificial nesta atualização.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: IDC (chinês). Via: ITHome