Huawei deve voltar a vender celulares no Brasil depois de seis anos

A Huawei parece que prepara o terreno para voltar a lançar celulares no Brasil depois de seis anos de sua primeira tentativa de entrar no mercado brasileiro. A empresa já questiona fãs nas redes sociais se eles estariam interessados em smartphones da marca, e tem páginas de seus dobráveis na Amazon Brasil.

Um reel publicado pela empresa em sua conta no Instagram conta algumas histórias de brasileiros com smartphones da marca. Na legenda, a empresa diz que “tem novidade chegando”.

A publicação é de quinta-feira, 5 de junho.

Nesta sexta-feira, 6, o colega Diego Sousa, do canal Sousabyte, encontrou uma página de oferta do Huawei Mate X6, um dos dobráveis da companhia. A página de venda do produto não está no ar, mas dá para ver uma espécie de apresentação do smartphone, com as principais características e os destaques do aparelho. O Mate XT, aparelho com duas dobradiças — e chamado de “triplo fold” — também está cadastrado.

Ainda não há uma data para início das vendas, e nem mesmo uma confirmação de que esses dobráveis serão, de fato, oferecidos ao consumidor brasileiro. Mas a presença de páginas de apresentação na Amazon são bons indícios de que a Huawei estuda voltar a lançar seus smartphones por aqui, mesmo sem poder incluir serviços Google nos aparelhos — ao menos não de maneira oficial.

Você pode ver aqui a página do Huawei Mate X6 e aqui a do Mate XT. Os dois também estão cadastrados na página oficial da Huawei Brasil há algumas semanas.

Embargo atrapalhou os planos da Huawei

A Huawei chegou a lançar alguns smartphones no Brasil em 2019. A empresa começou com o P30 Pro e o P30 Lite, um topo de linha e um modelo intermediário. Porém, após o embargo imposto por Donald Trump durante seu primeiro mandato na presidência dos Estados Unidos, os planos foram abandonados. O fato de não poder mais ter os serviços Google nos aparelhos tornava difícil a venda deles por aqui.

Nos últimos anos, a Huawei se manteve no Brasil com grande foco em infraestrutura de telecomunicações. Mas ainda lançou alguns produtos no mercado, principalmente fones de ouvido sem fio e relógios inteligentes. Recentemente, a empresa voltou a lançar tablets por aqui, e parece que tem planos mais audaciosos.