Vendas de tablets aumentam pela primeira vez desde 2021; Apple domina

Dois dias após divulgar o relatório do mercado de celulares em 2024, a Canalys divulgou os números do mercado de tablets. O número de dispositivos vendidos aumentou depois de três anos de queda, e a Apple ampliou seu domínio no setor com seus iPad. A Samsung aparece na segunda posição, seguida pelas chinesas Lenovo, Huawei e Xiaomi.

Apesar do crescimento, que foi de 9% em comparação com 2023, o número total de unidades vendidas no mundo inteiro ainda ficou abaixo de 2021, primeiro ano da sequência de quedas (que seguiu 2020, ano recorde, impulsionado pela pandemia de COVID-19). Foram 147,6 milhões de tablets despachados durante o ano passado, segundo a métrica da Canalys, com aumento em todas as regiões do mundo, exceto a América do Norte.

Gráfico do mercado de tablets desde 2016
Oscilações do mercado de tablets desde 2016 (Canalys)

A Apple conseguiu aumentar o número de iPad vendidos em quase 2 milhões de unidades, impulsionada, especialmente, pelos novos iPad Air e iPad Mini, segundo a Canalys. No entanto, sua participação no mercado encolheu um pouco, de 40% para 38,6%. O número total foi de 56,9 milhões de tablets.

No segundo lugar vem a Samsung, que também perdeu um pouco do mercado, mas em apenas 0,2 ponto percentual, e ficou com 18,8%. O total de tablets da sul-coreana despachados ao longo de 2024 foi de 27,7 milhões. A Huawei vem na terceira colocação com 10,7 milhões de dispositivos vendidos e 7,3% do mercado, crescimento de 1,2 ponto percentual.

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Lenovo e Xiaomi completam a lista de marcas citadas, com 7,1% (10,4 milhões de tablets) e 6,2% (9,2 milhões de tablets). As chinesas cresceram de 6,9% e de 3,9%, respectivamente.

A Canalys juntou todas as fabricantes restantes como “outras”, e elas ainda ficaram com mais mercado que a Samsung: 22%, com 32,5 milhões de tablets vendidos e uma queda de 2,1 pontos percentuais em comparação com 2023. Entre as marcas não citadas está a Honor, que foi mencionada no relatório:

“Marcas chinesas estão expandindo sua presença no mercado local e além. A Honor está trabalhando para fortalecer sua posição na Indonésia, onde marcas tradicionais enfrentam desafios. A marca também introduziu ofertas de conjuntos no Reino Unido após o lançamento do smartphone Honor Magic 7 Pro no último trimestre.”

— Kieren Jessop, analista da Canalys