Fogo conserta tela riscada? Falso! Não faça isso!

Vídeos ensinando a consertar faixa verde na tela com isqueiro viralizam nas redes sociais, mas é tudo um truque para enganar as pessoas

É possível remover risco na tela do celular usando apenas um isqueiro?

NÃO! Isso é uma mentira que está se espalhando pelas redes sociais em troca de likes e engajamento.

Parece piada, mas tem uma trend nas redes sociais, especialmente Instagram, TikTok e até YouTube, ensinando as pessoas a consertarem tela com risco (faixa verde) usando um isqueiro. E é tudo enganação. Um vídeo, publicado em 21 de abril e visto mais de 1 milhão e meia de vezes, virou alvo da coluna FATO OU FAKE, do G1, que esclareceu o assunto.

“A ilusão de que a chama “conserta” a tela é criada com um truque: o movimento coordenado entre o isqueiro e uma animação gráfica, que pode ser produzida em aplicativos de edição de vídeo”, diz a publicação.

De fato, é impossível consertar a tela do seu celular usando a chama de um isqueiro. Na verdade, o fogo, mesmo um mais fraco como o do isqueiro, pode causar danos irreversíveis ao seu aparelho.

Os vídeos que viralizaram usam a mesma mecânica: uma pessoa editou um vídeo em que riscos na tela simulados são consertados um por um (ou área por área). Ao gravar para a rede social, essa pessoa sincroniza a chama com a área afetada conforme ela é supostamente recuperada no vídeo editado.

Em outras palavras, trata-se de um truque visual, algo muito comum nas redes sociais —, onde pessoas às vezes mal intencionadas — criam soluções inexistentes para ganhar visualizações e likes.

Segundo o especialista chamado pelo G1, Rodrigo de Marca França, professor de engenharia eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia, usar fogo no celular é perigoso por vários motivos. Diz ele:

“A chama do isqueiro não só não vai consertar, como pode derreter a cola dos painéis de LED ou LCD dos aparelhos, danificando de vez o aparelho. Mas não só isso, [o aquecimento] pode causar amarelamento do vidro e também à carcaça plástica do celular”.

Além disso, usar fogo no celular pode danificar componentes internos e até mesmo causar uma explosão da bateria. Portanto, não faça isso em casa! Nunca, jamais.

Se a tela do seu celular começar a apresentar falhas, leve o aparelho pra uma assistência técnica para fazer a substituição. Ou, se compensar mais, troque de aparelho. É uma triste realidade, mas é assim que deve ser. Não confie em soluções milagrosas apresentadas em redes sociais.

Elas nunca foram muito confiáveis, e estão cada vez mais cheias de armadilhas e promessas irreais. Confiar em veículos sérios, como o Nanobits e vários outros, é fundamental para evitar prejuízos irreversíveis em seus dispositivos eletrônicos.

Leia a coluna completa no G1.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, no Twitter e no Telegram. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta