Boas vindas ao Nanobits, um site sem publicidade, sem pop ups chatos e sem vídeo que reproduz sozinho. Já está carregado. Boa leitura!

Como limitar a Meta AI no WhatsApp e impedir o uso de seus dados

A Meta AI chegou ao WhatsApp de maneira definitiva. A funcionalidade vem ativada por padrão e, infelizmente, não existe um “botão mágico” nas configurações para desligá-la ou remover o ícone colorido da tela principal.

No entanto, se você se preocupa com a privacidade, existe uma saída: é possível fazer um pedido formal para impedir que a empresa de Mark Zuckerberg utilize suas mensagens com a IA para treinar o algoritmo.

O Passo a Passo da Oposição

Para proteger os dados das suas conversas no WhatsApp (especificamente as interações com recursos de IA), siga o procedimento abaixo:

  1. Acesse o Formulário de Oposição de IA do WhatsApp.
  2. Role a página até o final para encontrar os campos de preenchimento.
  3. Selecione o código do país (+55 para o Brasil) e digite seu número de telefone completo, com DDD.
  4. Insira um endereço de email válido. Não precisa ser o mesmo email do backup do WhatsApp, mas você deve ter acesso a ele agora para pegar o código.
  5. Toque em Enviar.

O formulário oferece um campo para você “explicar como o processamento afeta você”. Embora pareça burocrático, não é necessário escrever nada complexo. O sistema aceita o envio mesmo em branco ou com uma frase simples como “Prefiro não ter meus dados processados”.

Confirmação

Após clicar em enviar, a Meta disparará um código para o email informado. Copie a numeração, cole no campo que aparecerá na tela e confirme. Se tudo der certo, você receberá um email de resposta, geralmente em inglês, com a seguinte confirmação:

“Nós honraremos sua objeção à Meta de usar suas mensagens com IAs no WhatsApp para desenvolver e melhorar IA na Meta. Isso significa que não usaremos suas mensagens com IAs no WhatsApp para o desenvolvimento futuro e melhoria de modelos de IA generativa.”

O que muda na prática?

Ao realizar esse processo, você garante que, mesmo que interaja com a IA eventualmente, a Meta se compromete a não usar esse conteúdo para “ensinar” e aprimorar os modelos da Llama (a inteligência artificial da empresa).

Vale reforçar: isso não remove o botão da Meta AI do seu aplicativo, mas devolve o controle sobre o uso dos seus dados. As suas conversas pessoais com outros humanos continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta e, segundo a empresa, nunca são lidas pelo robô.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube: