Quem busca usar AirPods no Android com todas as funções originais agora tem uma solução definitiva. O aplicativo LibrePods desbloqueia recursos exclusivos como áudio adaptativo e detecção de conversa, que antes funcionavam apenas quando conectados a um iPhone ou Mac.
A ferramenta de código aberto rompe as barreiras do ecossistema da Apple ao simular a identidade do sistema. Para ter acesso a esses recursos pro, no entanto, é preciso cumprir uma exigência técnica obrigatória: ter acesso root e o framework Xposed instalados no celular.
Ou seja, não é para qualquer pessoa, infelizmente.
⚠️ Importante: O procedimento exige acesso Root (superusuário), o que pode anular a garantia do seu aparelho e impedir o uso de apps bancários se não for bem configurado. O Nanobits compartilha essa informação para fins educativos e não se responsabiliza por modificações no sistema.
Onde baixar?
Por ser uma ferramenta de modificação de sistema, o LibrePods não está na Google Play Store. O projeto é gratuito e pode ser encontrado no GitHub, onde também já existem versões em teste para Linux e Windows, ampliando a compatibilidade dos fones da Apple também nos computadores.
O próprio projeto tem o passo a passo e
O que o app desbloqueia?
Diferente de aplicativos comuns da Play Store que apenas mostram o nível de bateria, o LibrePods atua em nível de sistema para liberar funcionalidades de hardware dos chips H1 e H2 da Apple. Segundo a documentação oficial, o app ativa:
- Áudio adaptativo: o modo que alterna automaticamente entre cancelamento de ruído e transparência, a depender do barulho ambiente
- Detecção de conversa: o fone baixa o volume da música automaticamente ao detectar que o usuário começou a falar
- Modo aparelho auditivo: recurso de acessibilidade recente da Apple
- Pop-up nativo: a animação de conexão igual à do iOS ao abrir o estojo
- Rastreamento: integração melhorada com o sistema de busca
Para quais modelos de AirPods funciona?
O app desbloqueia todos os recursos da segunda e terceira geração dos AirPods Pro e dos AirPods Max. Para outros modelos, não há garantia de funcionamento, mas “funções básicas devem funcionar”, segundo a documentação do próprio projeto. Essa dúvida se deve à falta de testes, então se você quiser se aventurar e dar um feedback, o desenvolvedor certamente ficará feliz.
- Funciona 100%
- AirPods Pro 2ª Geração
- AirPods Pro 3ª Geração
- AirPods Max
- Funções básicas
- Todos os outros modelos
O requisito obrigatório: acesso root
Para derrubar as barreiras da Apple, o LibrePods precisa de permissões profundas. O aplicativo não funcionará em um Android padrão.
Para utilizá-lo, é necessário ter um smartphone com acesso root desbloqueado e o framework Xposed instalado. Isso ocorre porque a ferramenta precisa injetar códigos que falsificam a identidade do dispositivo, fazendo os fones acreditarem que estão pareados com um produto Apple legítimo.
Exceção para OnePlus e OPPO
Existe um cenário onde o root pode não ser obrigatório. Donos de celulares das marcas OnePlus e OPPO conseguem instalar e rodar o LibrePods sem modificações profundas devido à estrutura do sistema ColorOS. Porém, sem o root, a lista de recursos desbloqueados é menor e menos estável.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:
Compras feitas por links desta página podem gerar uma comissão para o site, sem custo adicional para você.





