Vendas de tablets aumentam pela primeira vez desde 2021; Apple domina

Dois dias após divulgar o relatório do mercado de celulares em 2024, a Canalys divulgou os números do mercado de tablets. O número de dispositivos vendidos aumentou depois de três anos de queda, e a Apple ampliou seu domínio no setor com seus iPad. A Samsung aparece na segunda posição, seguida pelas chinesas Lenovo, Huawei e Xiaomi.

Apesar do crescimento, que foi de 9% em comparação com 2023, o número total de unidades vendidas no mundo inteiro ainda ficou abaixo de 2021, primeiro ano da sequência de quedas (que seguiu 2020, ano recorde, impulsionado pela pandemia de COVID-19). Foram 147,6 milhões de tablets despachados durante o ano passado, segundo a métrica da Canalys, com aumento em todas as regiões do mundo, exceto a América do Norte.

Gráfico do mercado de tablets desde 2016
Oscilações do mercado de tablets desde 2016 (Canalys)

A Apple conseguiu aumentar o número de iPad vendidos em quase 2 milhões de unidades, impulsionada, especialmente, pelos novos iPad Air e iPad Mini, segundo a Canalys. No entanto, sua participação no mercado encolheu um pouco, de 40% para 38,6%. O número total foi de 56,9 milhões de tablets.

No segundo lugar vem a Samsung, que também perdeu um pouco do mercado, mas em apenas 0,2 ponto percentual, e ficou com 18,8%. O total de tablets da sul-coreana despachados ao longo de 2024 foi de 27,7 milhões. A Huawei vem na terceira colocação com 10,7 milhões de dispositivos vendidos e 7,3% do mercado, crescimento de 1,2 ponto percentual.

Bonequinho do Android na grama Google confirma fusão entre Android e ChromeOS em um único sistema operacional 14/07/2025 | - Presidente do ecossistema Android, Sameer Samat, diz que empresa planeja combinar os dois sistemas em algum ponto no futuro
TCL NXTPAPER 11 Plus TCL lança tablet NXTPAPER 11 Plus com tela que imita tinta eletrônica nos EUA 02/07/2025 | - Tablet com tela que imita tela de tinta eletrônica finalmente tem vendas iniciadas após anúncio no começo do ano, durante a CES 2025

Lenovo e Xiaomi completam a lista de marcas citadas, com 7,1% (10,4 milhões de tablets) e 6,2% (9,2 milhões de tablets). As chinesas cresceram de 6,9% e de 3,9%, respectivamente.

A Canalys juntou todas as fabricantes restantes como “outras”, e elas ainda ficaram com mais mercado que a Samsung: 22%, com 32,5 milhões de tablets vendidos e uma queda de 2,1 pontos percentuais em comparação com 2023. Entre as marcas não citadas está a Honor, que foi mencionada no relatório:

“Marcas chinesas estão expandindo sua presença no mercado local e além. A Honor está trabalhando para fortalecer sua posição na Indonésia, onde marcas tradicionais enfrentam desafios. A marca também introduziu ofertas de conjuntos no Reino Unido após o lançamento do smartphone Honor Magic 7 Pro no último trimestre.”

— Kieren Jessop, analista da Canalys