Boas vindas ao Nanobits, um site sem publicidade, sem pop ups chatos e sem vídeo que reproduz sozinho. Já está carregado. Boa leitura!

Alerta Xiaomi: bugs corrigidos em 11 modelos e aviso crítico sobre Android 16

Ninguém gosta de usar um celular que trava no meio do jogo ou reinicia sozinho. Se você tem um aparelho da Xiaomi, Poco ou Redmi e passou por isso nas últimas semanas, a empresa traz boas notícias: 11 modelos receberam correções de bugs, que inclui desde tela preta durante jogos até falhas na câmera. Além disso, a empresa emitiu um alerta sobre o Android 16 para o Redmi Note 13 Pro e Poco M6 Pro.

A lista de aparelhos com correções inclui os principais intermediários da empresa lançados entre 2023 e 2024, principalmente. São modelos das séries Redmi Note, Poco M e Poco X, além do Redmi 13 e 13x. Tem também o tablet Redmi Pad 2.

Já o aviso mais sério sobre a atualização envolve modelos chineses importados e com a ROM global instalada por cima da original. Leia mais abaixo para entender e descobrir o que fazer.

Lista de aparelhos e correções liberadas

A lista de correções, divulgada pelo site XiaomiTime, foca na estabilidade do sistema HyperOS. O problema mais grave resolvido foi a tela preta que aparecia ao usar o Game Turbo e envolve múltiplos dispositivos. Além disso, falhas de hardware como NFC inoperante e travamentos na câmera do Poco X5 Pro 5G foram endereçados.

Confira abaixo as correções específicas por modelo:

  • Múltiplos aparelhos: fim da tela preta ao utilizar o Game Turbo.
  • Poco X6 Pro 5G: correção na reprodução de vídeos em apps de streaming.
  • Redmi Note 14 5G e Poco M7 Pro 5G: resolução de engasgos severos e lentidão no sistema.
  • Redmi 13, Redmi 13x e Poco M6: módulo NFC volta a funcionar para pagamentos por aproximação.
  • Poco X5 Pro 5G: correção do congelamento ocasional do aplicativo de câmera.
  • Redmi Note 13 Pro e Poco M6 Pro: falha no Bluetooth, que impedia ligar ou desligar o recurso, foi resolvida.
  • Redmi Note 13: correção de reinicializações aleatórias sem aviso prévio.
  • Redmi Pad 2: correção de bug que deixava os alto-falantes sem som.

Para aplicar essas melhorias, basta verificar se há uma atualização disponível nas configurações do seu aparelho. O caminho é o de sempre: Configurações > Sobre o telefone > Versão do sistema.

Perigo no Android 16: não atualize antes de ler

Agora, o alerta crítico. A Xiaomi identificou um problema grave que afeta unidades do Redmi Note 13 Pro e Poco M6 Pro importadas não oficialmente — ou seja, pelo mercado cinza. O problema afeta modelos com uma prática conhecida como “Fake ROM” ou “Shop ROM”, ou seja, aparelhos que tiveram a ROM Global instalada por cima da chinesa pelo vendedor ou pelo próprio usuário.

De acordo com a companhia, fazer a atualização para o Android 16 em um telefone nessa condição pode impedir que ele volte a ligar. Isso ocorre porque o sistema de segurança do novo Android 16 faz uma varredura rigorosa nos dados do modem.

Como esses aparelhos foram modificados para rodar um sistema global em um hardware chinês sem desbloqueio oficial do bootloader, a atualização identifica os dados como corrompidos. Isso leva o aparelho a entrar em bootloop, ou seja, reinicia infinitamente e não inicializa o sistema.

Em comunicado sobre o bug, a Xiaomi informou que não fornecerá correção de software para esses casos neste momento, pois considera as unidades como modificações não autorizadas.

Se você possui um desses modelos importados com ROM modificada, a recomendação urgente é ir às configurações e desativar as atualizações automáticas imediatamente. Caso você já tenha atualizado e o celular esteja travado, a única solução paliativa conhecida é forçar a reinicialização do aparelho repetidas vezes até que o sistema reverta automaticamente para a versão anterior da HyperOS 2.2.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.