Boas vindas ao Nanobits, um site sem publicidade, sem pop ups chatos e sem vídeo que reproduz sozinho. Já está carregado. Boa leitura!

Chega de spam! WhatsApp testa senha para bloquear contatos desconhecidos

Se a sua caixa de entrada virou um depósito de ofertas indesejadas e mensagens de gente que você nunca viu, a Meta prepara uma mudança radical na privacidade do aplicativo. Está em desenvolvimento no WhatsApp um sistema que combina duas ferramentas aguardadas: a criação de nomes de usuário, para esconder seu número de telefone, e uma nova barreira de segurança chamada username key (“chave de usuário”, em tradução livre), que funciona como uma senha para bloquear desconhecidos.

Com isso, o mensageiro se aproxima de um de seus maiores concorrentes, o Telegram, mas dá um passo além ao ampliar a sua privacidade. A ideia é transformar a maneira como você adiciona contatos e pôr um fim à distribuição do número de telefone. A grande sacada, porém, é que esse perfil público poderá ser trancado: se um estranho tentar iniciar uma conversa, o app exigirá um código PIN pré-definido por você. Sem essa senha, o chat nem sequer começa.

O nome de usuário já está no código da versão beta do iOS há algum tempo, e foi encontrado pelo site WABETAInfo na versão beta 2.26.1.32 para Android recentemente. Já o recurso de senha está em uma atualização mais recente, a 2.26.2.2 do sistema operacional do Google. Entenda abaixo cada funcionalidade.

Nome de usuário: fim da dor de espalhar seu número por aí

A introdução dos nomes de usuário altera a forma de iniciar conversas e proteger dados pessoais. O recurso permite configurar uma identificação única para que outras pessoas encontrem seu perfil na busca global sem ter acesso ao seu número de telefone. A diferença ocorre apenas na identificação: o WhatsApp passa a usar um ID interno aleatório para conectar as contas e manter os dados sensíveis longe dos olhos de terceiros.

Essa camada de privacidade oculta o contato telefônico em interações com desconhecidos ou grupos públicos, mas mantém a criptografia de ponta a ponta ativa em todas as trocas de mensagens. É especialmente útil para interagir com empresas ou desconhecidos, além de ampliar sua privacidade em grupos muito grandes.

  • Tela de perfil do WhatsApp após a ativação do nome de usuário
  • Tela de senha para contato no WhatsApp

Senha de acesso: você decide quem começa a conversa

Já o sistema de senha anti-spam cria um nível extra de privacidade. Hoje, qualquer pessoa com o seu contato pode te mandar mensagem imediatamente. Com a mudança, o usuário poderá configurar seu perfil para ser encontrado na busca, mas blindado para interações.

Na prática, funcionará assim: se um desconhecido tentar iniciar um chat com você usando seu nome de usuário, o aplicativo abrirá uma tela exigindo uma senha numérica. Se a pessoa não tiver esse código — que você só compartilharia com quem realmente quer conversar —, o chat nem sequer é criado.

É importante ressaltar que essa senha não substitui a criptografia ou o login no app. Ela serve exclusivamente como um filtro para o primeiro contato. Isso permite, por exemplo, que você deixe seu nome de usuário visível em redes sociais públicas sem medo de ser bombardeado por bots, golpes ou marketing agressivo.

As duas ferramentas ainda estão em fase de testes internos e não têm data oficial para chegar a todos os celulares. No entanto, a presença de interfaces quase prontas na versão beta indica que o lançamento global deve ocorrer ao longo de 2026.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.