Terremoto em São Paulo? Google envia alerta errado para usuários Android

Usuários de celulares Android do estado de São Paulo e sul do Rio de Janeiro receberam um alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira, 14. O envio aconteceu às 2:13, com um aviso de possíveis tremores na região. Aqui o recado foi o seguinte (a distância varia de acordo com a localização exata):

Alerta terremoto Android sexta-feira, 14 (captura de tela)

Terremoto: 02:13

Podem ter ocorrido tremores no seu local. Estimativa inicial: magnitude de 5,5 a cerca de 191,9 km de distância. Toque para saber mais.

Ao tocar para saber mais, uma tela com um mapa mostra o epicentro próximo ao litoral paulista, com um raio de abalo abrangendo toda a Grande São Paulo, parte do litoral sul do estado e também o sul do estado do Rio de Janeiro. Além disso, há dicas como usar sapato, verificar o gás e evitar construções danificadas, além de outras incluindo pegar suprimentos de emergência, tomar cuidado na limpeza e até esperar por tremores secundários.

Tudo não passou de um erro, no entanto. A Defesa Civil se manifestou cerca de uma hora depois do alerta ter sido enviado negando qualquer abalo sísmico no litoral de São Paulo. O órgão também negou ter enviado qualquer alerta — que, de fato, foi emitido por algum sistema do Google.

O que é o Rumble, que acusa Alexandre de Moraes de censura 21/02/2025 | - Plataforma de vídeos semelhante ao YouTube cresceu principalmente após os ataques ao Capitólio, em janeiro de 2021, e é abrigo de extremistas da direita
Nomofobia: nova palavra do português? Não é bem assim 21/02/2025 | - É triste o estado do jornalismo na internet da década de 2020: a ordem é republicar sem checar. Se precisar, apaga e finge que nada aconteceu

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também negou registro de qualquer abalo sísmico nesta madrugada. Ao G1, a instituição ainda observou que “um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico”.

Um terremoto de 5,5 na escala Richter é, de fato, um abalo de proporções razoáveis. A escala vai até o 10, sendo mais forte o abalo quanto mais perto do número 10. Ou seja, 5,5 está acima da metade, e seria um tremor forte o bastante para causar alguns danos estruturais. Nesta escala, já é possível notar danos a edifícios e outras estruturas, além de ser sentido por seres vivos.

Segundo o Google, o alerta foi emitido pelo seu Sistema de Alertas de Terremoto do Android. Ele usa celulares para detectar tremores e enviar alertas a outros usuários na região afetada. Para isso, é utilizado o acelerômetro do dispositivo, que consegue detectar a inclinação do aparelho e, com isso, estimar vibrações ocorridas no local.

A empresa não havia manifestado sobre o alerta errôneo emitido nesta sexta-feira até o início da tarde, quando avisou que o sistema seria desativado no país. Leia abaixo o comunicado enviado à imprensa.

O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.

Dicas do Google no alerta de terremoto enviado nesta sexta-feira (14) (Captura de tela)

Último abalo sísmico registrado no Brasil é de quinta-feira, em MG

Segundo o boletim sísmico do Centro de Sismologia da USP, o último tremor detectado em território nacional aconteceu em 12 de fevereiro, em Frutal-MG. Um pequeno tremor na escala 2,4 teria sido registrado às 13:32. Outro, de escala 2,0, foi registrado em Ibotirama-BA, no dia 11, às 13:04. O boletim com os últimos terremotos ainda tem um terceiro registro no Brasil, ocorrido no dia 9, às 17:32, na região de Pirajuba-MG. Este, 2,1 na escala Richter.

Ou seja, terremotos não são raros no Brasil, mas ocorrem em escalas baixas, não sendo sentidos por seres humanos. Não são abalos que causam qualquer problema estrutural, também. Um terremoto 5,5 seria facilmente detectado, talvez até acordando algumas pessoas se ocorresse de madrugada.

Fonte: G1. Texto original publicado às 12:20 e posteriormente atualizado com o comunicado do Google.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile