A TCL anunciou um novo tablet que promete concorrer diretamente com o Kindle Scribe, sem uma de suas principais desvantagens. O Note A1 Nxtpaper traz a tela característica da marca, com experiência similar ao papel, mas com uma resposta ao toque imediata. Em outras palavras, é um livro eletrônico que você realmente pode rabiscar e escrever nas bordas.
Na verdade, vai até além. É um tablet, de fato, com a tela que imita tinta eletrônica. Ele inclusive possui outras funcionalidades de dispositivos do tipo. Entre as funcionalidades descritas estão o resumo IA, transformar escrita à mão em texto e reconhecimento de fórmulas matemáticas.
A tela IPS LCD de 11,5 polegadas traz a tecnologia Nxtpaper, que reduz a emissão de luz azul e possui uma camada antirreflexo que amplia a sensação de ler papel. Porém, ainda é uma tela que emite luz e, portanto, não traz todos os benefícios da leitura prolongada que a gente tem em um Kindle. O display pode ser usado tanto em preto e branco como com imagens coloridas.
Entre os diferenciais do TCL Note A1 Nxtpaper está a caneta com baixa latência. Segundo a fabricante, o acessório consegue oferece escrita e desenho sem atrasos.
Além disso, o dispositivo traz 8 microfones para captar áudio em reuniões e transcrever o áudio com auxílio da inteligência artificial. E pode ser usado em transmissões em telas maiores para apresentações. O Note A1 tem apenas 5,5 mm de espessura e pesa cerca de 500 gramas.
Infelizmente, não foram compartilhados maiores detalhes sobre o aparelho ainda. Detalhes como processador, memória e sistema operacional ficaram de fora dessa comunicação inicial sobre o tablet. Há integração com serviços como Google Drive, Dropbox e OneDrive para sincronizar arquivos, o que leva a crer que ele roda Android.
Preço e disponibilidade
O TCL Note A1 será disponibilizado inicialmente por meio de uma campanha no Kickstarter, com preço que parte de US$ 419 (cerca de R$ 2.415 em conversão direta, sem impostos). As vendas ainda não foram iniciadas, mas os interessados podem se inscrever para receber descontos especiais antecipados.
Como era de se esperar, não há previsão oficial de venda no Brasil. No entanto, vale lembrar que a TCL já comercializa produtos com a tecnologia Nxtpaper no mercado nacional, como o smartphone TCL 60 Nxtpaper e o recém-lançado tablet Tab Nxtpaper 11 Gen 2. Além disso, o português do Brasil é um dos idiomas suportados, o que aumenta a possibilidade de desembarque em nosso mercado.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:
Compras feitas por links desta página podem gerar uma comissão para o site, sem custo adicional para você.



