Uma atualização nas smart TVs que usam o sistema operacional Roku está deixando as imagens em HDR com péssima qualidade. De acordo com relatos disponíveis na internet, o problema afeta televisões de várias marcas, principalmente TCL e Hisense.
A empresa já está investigando a questão, que parece afetar principalmente conteúdos do Disney+. Porém, há relatos de imagens com qualidade ruim em outros aplicativos, também. Como os menus estão normais, tudo indica que é alguma falha no recurso de HDR.
Ao menos é o que dá a entender um dos relatos, que descreve bem o problema:
Estou com o mesmo problema, começou nesta semana. Os menus do Roku e dos aplicativos (Disney+, Netflix, etc.) estão com a cor correta, mas ao iniciar um episódio de alguma coisa, as cores ficam completamente desbotadas. O N da Netflix em vermelho brilhante fica laranja. Se eu pausar o episódio, a sobreposição mostra as cores corretas, mas o programa em segundo plano continua incorreto.
Além disso, o problema pode estar ligado à atualização da versão 14.5 do sistema operacional. As smart TVs Roku atualizam automaticamente, por isso os usuários não podem esperar que o problema seja resolvido antes de finalmente liberar o update em seus dispositivos.


Acima, você pode comparar uma imagem como seria normalmente e como fica com o HDR problemático. O branco predomina, as sombras praticamente somem e sobra uma imagem estourada e “lavada”.
Enquanto a empresa não encontra uma solução, a alternativa é desligar o recurso HDR da sua smart TV para conseguir assistir aos seus filmes e séries com um mínimo de qualidade na imagem.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.
Fonte: Roku