Saia do Spotify: Deezer libera importação de playlists e Apple Music tem rádios grátis

Muita gente paga o Spotify há anos e, depois do último anúncio de aumento no plano Individual, o desejo de migrar de plataforma disparou. Mas muita gente desiste de mudar por causa de playlists e outras funcionalidades. Aí os concorrentes correm para tentar atrair possíveis novos assinantes. Foi o que fizeram Deezer e Apple Music recentemente.

A Deezer seguiu o caminho do Apple Music ao disponibilizar uma ferramenta de importação de playlists. No caso, a plataforma é a Tune My Music, que funciona com vários serviços, mas possui limitações para usuários gratuitos.

Para migrar suas playlists, favoritos e muito mais de qualquer plataforma para a Deezer, é possível utilizar todo o poder da ferramenta gratuitamente. Basta acessar a página do serviço de streaming e seguir os passos indicados. E nem precisa ter uma conta, você pode criar depois da migração.

Esse processo facilita bastante pois já insere no algoritmo várias de suas preferências musicais. Mas já aviso: é necessário algum tempo de uso de qualquer nova plataforma para calibrar o serviço e começar a receber recomendações que, de fato, vão lhe agradar. Não tem como fugir disso quando você troca algum serviço baseado em algoritmos, infelizmente.

Apple Music libera rádios no TuneIn

O serviço de streaming de áudio da Apple já havia liberado sua própria plataforma de migração gratuita no Brasil há algumas semanas. A novidade do Apple Music é outra: agora as estações de rádio disponíveis no app agora podem ser acessadas no TuneIn sem custos.

Se você não conhece a plataforma TuneIn, trata-se de um agregador que reúne milhares de estações de rádio do mundo inteiro. É possível escutar o dial de várias localidades diretamente em seu celular, smart TV, computador e vários outros dispositivos, mesmo que não tenha suporte à rádio FM. O serviço tem várias rádios brasileiras, inclusive.

O Apple Music tem “emissoras” próprias, que agora podem ser acessadas pelo TuneIn gratuitamente e sem anúncios. A parceira é parte da estratégia da plataforma de streaming da Maçã, que perdeu assinantes no mundo todo. Tanto o site quanto o app do agregador de rádios possuem link para o app da Apple.

O acesso gratuito pode ser um bom experimento para você começar a se familiarizar com o Apple Music, mesmo que sejam rádios meio aleatórias. Afinal, são seleções feitas por outras pessoas, sem nenhuma conexão com o algoritmo calibrado de acordo com o seu gosto musical.

Seja como for, tanto Deezer quanto Apple Music possuem uma ferramenta de migração para você finalmente sair do Spotify. Se você é uma dessas pessoas que ensaia uma migração há tempos, tem cada vez menos desculpa para tomar uma atitude.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.