As gigantes chinesas Xiaomi e Realme caminham para lançar modelos intermediários premium e os rumores mostram que a briga será intensa e focada em números altos: câmera de 200 MP e baterias que chegam a 7.000 mAh. De acordo com os vazamentos mais recentes das linhas Realme 16 Pro e do Redmi Note 16 Pro, as marcas pretendem elevar o patamar de especificações, especialmente em fotografia e bateria.
Notícias recentes trazem alguns vazamentos e registros dos próximos smartphones das duas marcas, com maior força nos modelos da Realme. A empresa deve trazer o 16 Pro e 16 Pro Plus em breve, e tudo indica que a diferença entre os dois vai encurtar. Por outro lado, a Xiaomi não pretende deixar barato e parece planejar um grande salto para seu Redmi Note 16 Pro.
Realme 16 Pro (RMX5121) câmera de 200 MP e bateria gigante
A Realme é quem tem as especificações mais concretas, graças a listagens em órgãos reguladores como TENAA e MIIT, ambos na China. Os dados mostram um aparelho extremamente agressivo, com bateria de 7.000 mAh de capacidade típica, carregamento de 80 W e câmera traseira em conjunto duplo com principal de 200 MP com ultrawide de 8MP. A câmera frontal será, ao que tudo indica, de 50 MP.
Também há alguns detalhes da tela do aparelho. O display esperado é OLED de 6,78 polegadas, com resolução 1,5K com 1272 x 2772 pixels e taxa de atualização de 144 Hz. Além disso, um rumor de algumas semanas atrás trouxe as possíveis opções de memória do modelo indiano: 8/128 GB, 8256 GB, 12/256 GB e 12/512 GB de RAM e armazenamento interno.
Qual o diferencial do Realme 16 Pro Plus?
O modelo mais avançado, Realme 16 Pro Plus (RMX5131), volta à linha após ser pulado na série 15. Com o modelo Pro já muito robusto, o diferencial do Plus deve ser apenas a otimização fotográfica, adicionando uma lente telefoto periscópio.
O Realme 16 Pro Plus também terá mais opções de cores Master Grey, Master Gold e Camellia Pink, ou cinza, dourado e rosa, e deve ser vendido com até 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento na Índia.
Redmi Note 16 Pro Plus responde com mais autonomia
Enquanto o Realme 16 está perto do lançamento, a Redmi planeja o seu flagship intermediário para o segundo semestre de 2026. Os rumores mostram que o foco do Redmi Note 16 Pro Plus é a autonomia.
O celular da Xiaomi também é esperado com câmera principal de 200 MP, enquanto a bateria pode saltar para 7.500 mAh em ambos os modelos. Porém, esse número deve ser considerado com cautela no momento, já que não há evidências robustas para isso por enquanto. A tela OLED deve trazer resolução 1,5K.
É bom lembrar que a série Redmi Note 15 ainda é exclusiva da China, e o lançamento global é aguardado para o final de 2025 ou, mais provavelmente, início de 2026.
A principal surpresa dos rumores
O aspecto mais notável é que as especificações do Realme 16 Pro s aproximam bastante do modelo Pro Plus, com 200 MP de câmera e bateria gigantesca. A Realme deve diferenciar os dois modelos com um aspecto apenas: a lente periscópio.
Isso sugere uma estratégia de preço agressiva para o Realme 16 Pro, oferecendo especificações de bateria e câmera altíssimas para competir diretamente com a futura linha Redmi Note 16.
O que você achou desses rumores? O hardware do Realme 16 Pro já é o bastante ou o periscópio faz falta no dia a dia? Compartilha sua opinião abaixo!
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:





