A Huawei deve chegar ao processo de 5 nanômetros em seus chips em breve, mas não deve ter uso comercial para eles tão cedo. Ou seja, o sucessor do Mate XT, que está previsto para chegar ao mercado ainda este ano, deve trazer ainda um processador de 7 nm, talvez o Kirin 9020, presente no Mate X6.
Por conta do embargo imposto pelos Estados Unidos, a Huawei não possui acesso a muitas tecnologias. Por isso a companhia está atrasada no processo de fabricação de seus chips e ainda desenvolve tecnologia de 5 nm, enquanto Apple, MediaTek, Qualcomm e Samsung já se preparam para lançar os primeiros modelos de 2 nm.
De acordo com um informante na rede social chinesa Weibo, a Huawei já conseguiu um processo de 5 nm em um chip N+2. Mas não há, ainda, possibilidade de uso comercial para a tecnologia, o que pode ficar apenas para o final de 2026.
Caso isso se confirme, podemos esperar um processador que consome menos energia com entrega de performance de alto nível. N+2 costuma se referir a uma nova geração de chips com melhorias nesses dois pontos. O Kirin 9010 e seus sucessores utilizam o processo de 7 nm N+2, então isso não é uma grande novidade para a Huawei.
Mate XT 2 deve repetir processador do Mate X6
Isso significa que o Mate XT 2, previsto para setembro, deve ser lançado ainda com um chip de 7 nm, um ano depois da primeira geração. O próximo celular “tri-fold” da companhia possivelmente será lançado com o Kirin 9020, talvez uma versão mais eficiente energeticamente. Os rumores também falam na possibilidade de o chip ser ligeiramente alterado para oferecer desempenho ainda melhor.
Um outro informante da rede social chinesa Weibo aposta que o dispositivo terá ainda melhorias na durabilidade e nas câmeras. Uma das possibilidades é que a Huawei adota lentes multi-espectrais para melhorar a precisão das cores. Não são esperadas mudanças na tela, que já teve excelente recepção em sua primeira geração.
A empresa chinesa já confirmou que lançará o Mate XT e o Mate X6 no Brasil em breve. O Nanobits tem um vídeo em que fala sobre isso, e ainda explica porquê não há muita razão para empolgação com a novidade, ao menos por enquanto.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.