Galaxy S27 Ultra não terá S Pen integrada para trazer outras tecnologias, dizem rumores

O futuro da S Pen na linha Galaxy S Ultra é incerto, de acordo com rumores mais recentes que circularam por aí nos últimos dias. Primeiro, um informante disse que o acessório pode deixar de acompanhar o celular no Galaxy S27 Ultra. Alguns dias depois, outro informante afirmou que a funcionalidade pode mudar já no Galaxy S26 Ultra.

O rumor nasceu como o final do espaço para a S Pen a partir de 2027. De acordo com o perfil @Jukanlosreve no X/Twitter, “um informante com histórico sólido na China especulou que a Samsung removerá a S Pen integrada a partir do Galaxy S27 Ultra, e citou a remoção do suporte à S Pen no Galaxy Z Fold 7 como evidência”.

Mas isso não significa, necessariamente, que o Galaxy S27 Ultra deixará de oferecer suporte à caneta. O plano da Samsung pode ser de vender o acessório separadamente, como já acontece com seu principal dobrável desde o Galaxy Z Fold 3.

Alguns dias depois desse primeiro rumor, uma nova especulação sobre a S Pen surgiu de uma publicação do perfil Panda Flash, no X/Twitter. De acordo com o informante, a Samsung estaria pronta para utilizar uma nova tecnologia de digitalização da caneta, o que deve abrir espaço para outros recursos que dependem de magnetismo para funcionar melhor.

“Atualmente, a Samsung tem uma nova tecnologia da S Pen, e está pronta para usar no Ultra”, escreveu ele. Em outra publicação, complementou: “benefícios: a Samsung pode incluir um anel magnético para carregamento Qi2 e acessórios. Eles podem tornar os dispositivos bem mais finos facilmente”.

Tá, mas o que isso tudo significa?

Uma conclusão possível baseada nos dois rumores é que a Samsung deve remover a S Pen integrada dos modelos Ultra na linha Galaxy S para favorecer outras tecnologias e deixar o celular mais fino. A camada digitalizadora da caneta será substituída por outra tecnologia ainda não especificada. Ainda será possível utilizar a S Pen nos sucessores do Galaxy S25 Ultra — possivelmente um novo modelo não compatível com os modelos mais novos e vice-versa.

Isso tudo abrirá espaço para tecnologias como o carregamento magnético Qi2, semelhante ao MagSafe da Apple. Com o magnetismo, carregar o celular sem conectar um cabo diretamente a ele aumenta a eficiência. Ou seja, o tempo de recarga diminui, e menos energia é desperdiçada no processo.

Não custa nada lembrar que tudo ainda é apenas boato, e a Samsung não comenta sobre dispositivos ainda não lançados. O Galaxy S26 Ultra só deve ser revelado ao mundo em janeiro de 2026, então ainda há tempo para mudar muita coisa no projeto do dispositivo.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.