Galaxy S27 Ultra não terá S Pen integrada para trazer outras tecnologias, dizem rumores

O futuro da S Pen na linha Galaxy S Ultra é incerto, de acordo com rumores mais recentes que circularam por aí nos últimos dias. Primeiro, um informante disse que o acessório pode deixar de acompanhar o celular no Galaxy S27 Ultra. Alguns dias depois, outro informante afirmou que a funcionalidade pode mudar já no Galaxy S26 Ultra.

O rumor nasceu como o final do espaço para a S Pen a partir de 2027. De acordo com o perfil @Jukanlosreve no X/Twitter, “um informante com histórico sólido na China especulou que a Samsung removerá a S Pen integrada a partir do Galaxy S27 Ultra, e citou a remoção do suporte à S Pen no Galaxy Z Fold 7 como evidência”.

Mas isso não significa, necessariamente, que o Galaxy S27 Ultra deixará de oferecer suporte à caneta. O plano da Samsung pode ser de vender o acessório separadamente, como já acontece com seu principal dobrável desde o Galaxy Z Fold 3.

Alguns dias depois desse primeiro rumor, uma nova especulação sobre a S Pen surgiu de uma publicação do perfil Panda Flash, no X/Twitter. De acordo com o informante, a Samsung estaria pronta para utilizar uma nova tecnologia de digitalização da caneta, o que deve abrir espaço para outros recursos que dependem de magnetismo para funcionar melhor.

“Atualmente, a Samsung tem uma nova tecnologia da S Pen, e está pronta para usar no Ultra”, escreveu ele. Em outra publicação, complementou: “benefícios: a Samsung pode incluir um anel magnético para carregamento Qi2 e acessórios. Eles podem tornar os dispositivos bem mais finos facilmente”.

Tá, mas o que isso tudo significa?

Uma conclusão possível baseada nos dois rumores é que a Samsung deve remover a S Pen integrada dos modelos Ultra na linha Galaxy S para favorecer outras tecnologias e deixar o celular mais fino. A camada digitalizadora da caneta será substituída por outra tecnologia ainda não especificada. Ainda será possível utilizar a S Pen nos sucessores do Galaxy S25 Ultra — possivelmente um novo modelo não compatível com os modelos mais novos e vice-versa.

Isso tudo abrirá espaço para tecnologias como o carregamento magnético Qi2, semelhante ao MagSafe da Apple. Com o magnetismo, carregar o celular sem conectar um cabo diretamente a ele aumenta a eficiência. Ou seja, o tempo de recarga diminui, e menos energia é desperdiçada no processo.

Não custa nada lembrar que tudo ainda é apenas boato, e a Samsung não comenta sobre dispositivos ainda não lançados. O Galaxy S26 Ultra só deve ser revelado ao mundo em janeiro de 2026, então ainda há tempo para mudar muita coisa no projeto do dispositivo.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.