Quase metade dos brasileiros quer trocar de celular em breve, mas não liga para IA

Uma pesquisa aponta que 48% dos brasileiros que possuem um smartphone pretende trocar o aparelho nos próximos 12 meses. E, apesar do marketing forte em recursos de inteligência artificial por parte das fabricantes, apenas 3% considera os recursos realmente importantes na hora de escolher um novo celular.

A pesquisa feita por Mobile Time e Opinion Box mostra que a quantidade de brasileiros com celular que pretendem atualizar o modelo nos próximos 12 meses é igual ao mesmo período do ano passado. Os homens são os que mais querem trocar, com 53%, contra 44 % das mulheres.

A porcentagem também é maior entre quem tem mais de 50 anos, com 50%, enquanto 49% daqueles que têm entre 30 e 49 anos dizem planejar o upgrade. Entre os jovens, de 16 a 24 anos, 44% têm intenção de obter um novo smartphone. Não há diferença significativa por classe social, segundo o estudo.

Além disso, segundo a pesquisa, 7% dos brasileiros trocam de celular todos os anos. A porcentagem aumenta para 27% a cada dois anos, enquanto 30% trocam a cada três anos, 19% a cada quatro e 16% a cada cinco anos ou mais.

Também há dados sobre a preferência de plataforma para comprar um smartphone. A maioria, ou 51%, comprou seu modelo atual em uma loja online. Entre as pessoas das classes A e B, a compra online é mais comum, com 54%, enquanto 53% da classe C fez a compra por e-commerce. Os brasileiros das classes D e E preferem lojas físicas, mas ainda assim 49% fizeram a compra online.

IA não é importante para o brasileiro

As fabricantes focam boa parte dos seus anúncios e propagandas de celulares novos nos recursos de inteligência artificial. Porém, os brasileiros não parecem se impressionar com essas funcionalidades, já que apenas 3% apontou a IA como ponto relevante na hora de escolher um novo smartphone.

Já a capacidade de processamento é o ponto mais importante considerado pelos brasileiros. Ao todo, 31% a citaram como a característica mais relevante para escolher um celular. Em segundo lugar ficou a memória, citada por 25% das pessoas. Logo depois tem a qualidade da câmera, citada por 16%, e duração de bateria, com 15%.

Tabela com porcentagem de importância nas funcionalidades ao escolher um novo celular
Dados da Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”, de junho de 2025

Além da IA, funcionalidades como 5G, tela grande e design também foram pouco citados. Você pode ver o grau de importância em cada característica no geral e dividido por gênero, idade e classe social na tabela acima.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: Mobile Time

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.