Microsoft confirma data de lançamento do ROG Xbox Ally e detalha mais recursos do dispositivo

A Microsoft finalmente confirmou a data de lançamento oficial do ROG Xbox Ally e Ally X, além de compartilhar mais alguns detalhes dos consoles portáteis. Os dispositivos chegam oficialmente às lojas no dia 16 de outubro, a tempo dos feriados de fim de ano, como prometido.

Bom lembrar que os primeiros mercados onde os consoles estarão disponíveis são países europeus e outros, como Austrália, Canadá, Japão, Coreia do Sul, México, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Singapura, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Posteriormente, os produtos chegam ao Brasil, Indonésia e Taliândia — possivelmente ainda em 2025.

Segundo a Microsoft, a série ROG Xbox Ally torna mais fácil o acesso a jogos do Xbox, Battle.net e outras lojas de jogos digitais em qualquer lugar. Os consoles prometem o melhor desempenho independente do tipo de jogo que você gosta. Será possível jogar tanto títulos baixados quanto na nuvem.

No comunicado, a empresa reforçou os recursos que já havia anunciado em junho. Isso inclui o Windows 11 otimizado para jogos e biblioteca de jogos com suporte ao Game Pass, onde o serviço está disponível. E a presença do processador AMD Ryzen Z2 A e o AMD Ryzen AI Z2 Extreme no Xbox Ally X.

Mas há mais recursos que não haviam sido anunciados ainda. Um deles é o Programa de Compatibilidade para Portáteis (Handheld Compatibility Program, em inglês). E também detalhou o diferencial do processador do Xbox Ally X, além de mencionar uma funcionalidade que promete reduzir em até 85% o tempo de carregamento dos games.

Mais recursos do ROG Xbox Ally

O Programa de Compatibilidade para Portáteis é um recurso para garantir que milhares de jogos PC sejam otimizados para funcionarem perfeitamente em dispositivos portáteis — principalmente, mas não apenas o Xbox Ally. É uma classificação com um selo ‘Otimizado para Portáteis’ ou ‘Majoritariamente Compatível’. Ou seja, você poderá saber antes mesmo de comprar quando algum jogo ainda precisa de ajustes menores.

Já o Xbox Ally X com o AMD Ryzen AI Z2 Extreme terá recursos de inteligência artificial no futuro. Isso inclui o Auto SR, que melhora a resolução e a taxa de quadros dos jogos automaticamente; e o Highlight Reels, com clipes automáticos dos seus melhores momentos durante a partida.

Outro recurso para o futuro é o sistema de carregamento de shaders mais rápido para reduzir tempos de carregamento em até 85%. Isso será possível ao armazenar um novo padrão dos elementos de compilação nos servidores da Microsoft. Assim, quando você baixar um jogo pelo app, o sistema detectará as configurações da sua máquina para baixar o bando de dados de shaders ideal.

A empresa ainda promete mais acessórios compatíveis e melhorias na experiência de docking. E também reforçou seu compromisso de evoluir a plataforma com atualizações regulares. Além disso, mais detalhes sobre preços e pré-venda do Xbox Ally X serão divulgados nas próximas semanas — o suposto preço europeu já vazou em julho.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.