Você não poderá mais logar em apps pelo Microsoft Authenticator em breve

A Microsoft anunciou que o aplicativo Authenticator não salvará mais senhas no Android e iOS a partir de junho. Em julho, o app não preencherá formulários de login automaticamente, e a funcionalidade será totalmente encerrada em agosto.

Ou seja, você tem até o final de julho para exportar suas credenciais de acesso salvas no Microsoft Authenticator para outro aplicativo. Elas serão apagadas automaticamente em agosto, e o app servirá apenas para identificação por dois fatores (2FA, na sigla em inglês), pagamentos, endereços e IDs verificados.

De acordo com o comunicado da Microsoft, a ideia é simplificar a maneira como você loga em diferentes aparelhos. Como o app só funciona em dispositivos móveis, as credenciais precisam ser salvas em outro app no Windows ou macOS, por exemplo.

“O preenchimento automático no Microsoft Authenticator tem sido uma maneira de armazenar e preencher automaticamente senhas com segurança em aplicativos e sites que você visita em seu telefone.
A Microsoft está simplificando o preenchimento automático para que você possa usar senhas salvas facilmente em todos os dispositivos. Como parte dessas atualizações, o preenchimento automático no Microsoft Authenticator será descontinuado a partir de julho de 2025,”

Uma alternativa é usar o navegador Edge, que também salva credenciais e permite a sincronização entre vários dispositivos, incluindo PCs e celulares. A Microsoft informou que as senhas salvas (mas não o histórico de senhas geradas) e endereços são sincronizados do Authenticator com sua conta Microsoft, e podem ser acessadas facilmente no recurso do browser.

Ainda de acordo com a empresa, o preenchimento automático também pode ser utilizado pelo Edge tanto no Android quanto no iOS.

Você também pode usar preenchimento automático do Chrome ou de um app dedicado, como 1Password e Last Pass, entre outros.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: Microsoft

Deixe uma resposta