A LG encerrará de vez seu capítulo no mercado de smartphones. Isso ocorrerá no dia 30 de junho, com o desligamento dos servidores de atualização do Android. A partir dessa data, os aparelhos da marca que ainda estão em uso não receberão mais atualizações de firmware, o que pode trazer algumas implicações.


A empresa já não solta mais nenhuma atualização de segurança há cerca de um ano, após cumprir a promessa de manter seguros alguns de seus aparelhos até três anos depois de anunciar a saída do mercado de celulares. Porém, aparelhos que ainda estão em uso ou que estão guardados e ainda não fizeram o download e instalação de firmwares disponíveis precisam fazer isso até o final de junho.
O desligamento dos servidores inclui não apenas atualizações over-the-air (OTA), mas também o download de firmwares pelo computador para instalar via cabo. É claro que algum site pode fazer um backup desses arquivos, mas oficialmente não será mais possível encontrar ROMs oficiais da LG no site da empresa.
O encerramento também afetará aplicativos nativos da interface da marca. A empresa avisa que apps pré-instalados que foram apagados não poderão mais ser baixados. Atualizações também não serão mais encontradas, a menos que você encontre o aplicativo — ou um semelhante — na Play Store.
Adicionalmente, todos os dados pessoais coletados pela LG ao longo de sua participação no mercado de celulares serão destruídos. Exceto em casos em que leis e regulamentos exijam a manutenção desses dados, que serão guardados pelo período de tempo exigido.
Tenho um celular LG, e agora?
Se você ainda usa um celular da LG no seu dia a dia, está na hora de trocar por um modelo mais recente. É bom notar que o último lançamento da empresa no Brasil foi o trio LG K62+, LG K62 e LG K52, em 29 de outubro de 2020. Esses modelos saíram com o Android 10 e sequer foram contemplados com uma nova versão do sistema operacional.
Uma alternativa é partir para ROMs customizadas, se é que você ainda não partiu para essa opção. Ou pode torná-lo um dispositivo de reserva, se ele ainda funcionar bem. Não recomendo manter um aparelho tão desatualizado como celular principal.
A LG anunciou sua saída do mercado de smartphones em abril de 2021, depois de 23 trimestres de perdas operacionais no setor. Isso levou ao fechamento de uma fábrica em Taubaté-SP, além de plantas ao redor do mundo. Por outro lado, possibilitou que a empresa focasse em outros setores em que é mais competitiva, como smart TVs, dispositivos conectados, casa inteligente, inteligência artificial, veículos elétricos e B2B.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, no Twitter e no Telegram. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.
Fonte: LG