‘Lei Elon Musk’ propõe que Big Tech pague taxa para usar dados de brasileiros

Um novo projeto de lei apresentado pelo deputado Guilherme Boulos, do PSOL, propõe que empresas de tecnologia como Google, Meta, TikTok e X/Twitter paguem os cidadãos brasileiros par usar os dados coletados na internet. O valor arrecadado seria utilizado em fundos para tratar os dados coletados e na proteção de crianças e adolescentes.

O PLP nº 157/2025, apelidado de PL Elon Musk tem como objetivo compensar o Brasil pelo uso de dados pessoais coletados pelas plataformas quando navegamos nas redes sociais e na internet como um todo. A ideia é garantir a soberania nacional, melhorar a justiça social e ampliar o cuidado com crianças e adolescentes.

Segundo o congressista, seria criada uma arrecadação pela Contribuição Social Digital. Toda empresa de tecnologia que atue com publicidade e ultrapasse R$ 500 milhões em receita bruta anual pagaria uma taxa de 7%. Do total, 50% seria repassado a todo brasileiro que usa as plataformas, enquanto o restante seria dividido em duas frentes:

  • Fundo de Infraestrutura Digital Inclusiva: terá como objetivo garantir a soberania nacional no tratamento de dados dos brasileiros;
  • Fundo Nacional de Cuidados Digitais: terá como objetivo realizar auditorias independentes nos algoritmos das plataformas e proteger crianças e adolescentes.

“As Big Techs precisam remunerar nossa população, uma vez que é a partir da coleta de dados e sua comercialização que a maior parte da renda e enriquecimento dos donos das Big Techs acontece”, justificou o deputado.

O projeto está em fase de coleta de assinaturas para receber apoio. Para participar, você pode preencher um formulário no site do deputado Guilherme Boulos.

E aí, você é a favor ou contra a cobrança de uma taxa das plataformas para coletarem e usarem seus dados coletados pela internet? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.