Google testa botão ‘Modo IA’ no lugar do ‘Estou com sorte’

O Google pode remover um de seus recursos mais clássicos — mas talvez menos úteis, apesar de curioso — para dar lugar a um modo de busca com inteligência artificial. De acordo com relatos na rede, o buscador deve tirar o botão ‘Estou com sorte’ para priorizar a pesquisa com IA.

O modo IA nada mais é que uma busca com o modelo Gemini 2.0 que expande as capacidades da Visão Geral criada por inteligência artificial. O recurso é vastamente criticado por usuários por ter uma porcentagem de erro alta demais.

A mudança não é uma novidade. A Gigante das Buscas já havia dito que liberaria o Modo IA na pesquisa para alguns usuários a partir de 1º de maio nos Estados Unidos. Porém, os primeiros relatos da presença do botão só apareceram cerca de 10 dias depois do prazo previsto.

Página de busca do Google com o botão 'Modo IA' no lugar do 
'Estou com sorte'
Página de busca do Google com o botão ‘Modo IA’ no lugar do ‘Estou com sorte’ (Reprodução/Chris Messina/Threads)

Mas nem todo mundo vê a opção no lugar do botão ‘Estou com sorte’. Há diferentes testes em andamento, que vão desde pílulas dentro da barra de busca até formatos mais quadrados. Sinal de que o próprio Google ainda não sabe como vai implementar o novo modo de busca dentro de seu produto.

Botão ‘Estou com sorte’ é pouco utilizado

Os dados são antigos, mas não devem ter mudado muita coisa. Em 2007, o analista Tom Chavez concluiu, a partir de informações do próprio Google, que o botão ‘Estou com sorte’ era usado por menos de 1% das pesquisas feitas no buscador. Esse número dificilmente aumentou, até porque hoje em dia boa parte das buscas são feitas a partir da barra de endereços de navegadores ou por widgets na tela inicial de celulares.

O que pode ter mudado é o valor que a empresa deixava de faturar na época em anúncios por conta do uso do botão: US$ 110 milhões em perdas com publicidade dentro das pesquisas.

Ainda assim, não está confirmado que o recurso será, de fato, substituído pelo Modo IA. Uma porta-voz do Google contou ao site The Verge que a empresa faz testes frequentemente para medir a aceitação de novos recursos.

“Nós frequentemente testamos formas diferentes para as pessoas acessarem nossos recursos úteis. Esse é apenas um de vários experimentos”

E aí, você usa o ‘Estou com sorte’? Sentiria falta dele? Ou só ficou mais p* da vida porque ele pode ser trocado por um modo de busca com inteligência artificial? Aproveite a área de comentários para dar sua opinião.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: The Verge, Threads

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.