Google quer punir apps que drenam bateria do seu celular de maneira excessiva

O Google começará a punir aplicativos que drenam demais a bateria de celulares Android. A empresa anuncia, em seu blog para desenvolvedores, que a Play Store passará a exibir um anúncio na página de apps que consomem muita carga em segundo plano, além de remover das recomendações aqueles que não receberem correções. Isso ocorrerá a partir de março de 2026.

A empresa usará uma nova métrica que estava em testes há cerca de seis meses. Trata-se de um monitoramento do tempo que o aplicativo mantém o celular ativo, mesmo quando você desliga a tela do aparelho. Ela é chamada de “excessive partial wake locks”, ou ‘bloqueios de ativação parcial excessivos’, em uma tradução livre.

De acordo com a companhia, será considerada drenagem excessiva um app que acumular, em um período de 24 horas, mais de 2 horas de tarefas em segundo plano que evitem a hibernação. Alguns apps serão desconsiderados dessa análise, como os de streaming de música ou transferência de arquivos. Ou seja, serviços que ofereçam algum benefício aos usuário.

Entrarão na lista de “mau comportamento” os apps que tiverem 5% das sessões de usuário consideradas excessivas em um período de 28 dias. Os desenvolvedores primeiro receberão um aviso via Play Console e terão um tempo para analisar e corrigir o erro, se considerarem que há algum.

App title
developer
In-app purchases

This app may use more battery than expected due to high background activity
Selo de uso excessivo da bateria a ser colocado na Play Store (Divulgação/Google)

Caso o comportamento não melhore, o aplicativo passará a exibir um aviso em vermelho na página de download que avisa que “esse aplicativo consome mais bateria do que o esperado devido a alta atividade em segundo plano”. Posteriormente, ele também será removido das recomendações dento da Play Store.

O Google liberou acesso à métrica de consumo de bateria para os desenvolvedores tentarem corrigir possíveis problemas entre esse final de 2025 e o início de março, quando as penalidades começarão a ser aplicadas.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.