O buscador DuckDuckGo anunciou uma nova ferramenta para filtrar imagens geradas por inteligência artificial em sua pesquisa. Além disso, o serviço lançou um novo domínio para buscas sem imagens ou resumos de IA.
Apesar do filtro, a busca por imagens não remove 100% dos resultados gerados por IA. Segundo a empresa, é utilizado um filtro manual com base “lista ‘nuclear’ fornecida por uBlockOrigin e uBlacklist Huge AI Blocklist”. Segundo o DuckDuckGo, isso “reduz muito o número de imagens geradas por IA que você vê”.
Para ativar o filtro, basta fazer uma pesquisa, ir para a aba de imagens e clicar no menu dropdown ‘imagens de IA’. O buscador exibe esse tipo de imagens por padrão, e você terá que ativar o filtro toda vez que fizer uma busca. A menos que você tenha uma conta, aí pode ativar o filtro permanentemente nas configurações.

Outra opção para filtrar resultados de IA permanentemente é usar o domínio noai.duckduckgo.com, que não só filtra imagens, como também deixa de mostrar resumos criados por inteligência artificial na busca.
Aproveito aqui o assunto para um breve anúncio de utilidade pública. O Google também possui uma ferramenta rápida para remover os resumos criados por IA: basta escrever ‘-ia’ ou ‘-ai’ após o termo da pesquisa. Assim, se você ainda não sente segurança suficiente para trocar seu buscador, pelo menos sabe como evitar a inteligência artificial no que ainda é o maior site de pesquisa do mundo.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.
Valeu pelas dicas. Tento usar bastante o duck mas algumas pesquisas, principalmente fontes brasileiras, ele ainda fica devendo e tem que usar o google.