Boas vindas ao Nanobits, um site sem publicidade, sem pop ups chatos e sem vídeo que reproduz sozinho. Já está carregado. Boa leitura!

Uma a menos: Asus joga a toalha e desiste de lançar celulares em 2026

O mercado de smartphones terá uma marca a menos para brigar por espaço em 2026. A Asus confirmou que não pretende lançar novos modelos ao longo dos próximos meses, com uma pausa indefinida nos lançamentos. Com isso, fãs das linhas Zenfone e ROG Phone terão que esperar um pouco mais para fazer um upgrade em seus celulares ou pensar em outras marcas.

A informação foi confirmada pela companhia ao site Digitimes. A fabricante reforçou que manterá a manutenção, atualizações de software e serviços de garantia para os produtos que já estão no mercado. Mas não há planos para novos lançamentos em um futuro próximo.

Aqui no Brasil, a empresa já não lançou nenhum modelo ao longo de todo o ano de 2025. O último celular da marca a desembarcar no país foi o Zenfone 11 Ultra, que chegou aqui em agosto de 2024. Seu sucessor, o Zenfone 12 Ultra, não chegou oficialmente ao país, bem como a linha ROG Phone 9.

O histórico da empresa no setor não é dos mais impressionantes. A companhia começou com uma parceria com a Intel, que naufragou no mercado de processadores mobile rapidamente. Mesmo assim, a Asus insistiu e chegou a apostar em várias categorias com chips da Qualcomm e também da MediaTek. Também tentou trazer inovações, como a câmera flip, mas seus modelos não chegaram a ganhar um grande público.

Apesar dos problemas, a marca conquistou um público fiel ao longo dos anos, e deixa órfãos os fãs de celulares compactos e gamer. Para o segundo grupo, não faltam opções no mercado, enquanto o primeiro é um pouco mais limitado — mas também é um nicho mais restrito.

A Asus não utilizou a palavra encerramento definitivo e isso deixa uma porta aberta para um possível retorno no futuro. O cenário atual é de suspensão de novos projetos para 2026.

O que acontece com quem já comprou?

A Asus garantiu que manterá as atualizações de software e o serviço de assistência técnica para os modelos já lançados. Os cronogramas de update de segurança e versões do Android seguem inalterados.

A companhia encerrou oficialmente a produção de novas unidades em 31 de dezembro, segundo a reportagem. No entanto, distribuidores afirmam que já não conseguem renovar estoque há algum tempo, o que indica encerramento da produção ainda em dezembro ou talvez até em novembro.

Os estoques dos modelos atuais continuam à venda até o fim das unidades disponíveis. A estratégia da empresa agora se volta para a manutenção da base de usuários existente enquanto reavalia sua posição no competitivo setor de telefonia móvel.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.