Seu dispositivo Android pode reiniciar sozinho após três dias sem uso

Uma nova atualização para dispositivos Android inclui um recurso de segurança já existente em ROMs customizadas e no iOS 18.1. Com o update, o dispositivo reiniciará automaticamente após três dias sem uso, ativando o modo Antes do Primeiro Desbloqueio (BFU, na sigla em inglês).

Motorola Edge 50 Pro na cor preta possui acabamento de silicone que imita couro Motorola começa a soltar Android 16 estável para Edge 50 Pro na Índia 10/10/2025 | - Mais um celular da Motorola começa a receber o Android 16 estável em algum mercado; liberação é feita em fases
Android 16 no Galaxy S25 Ultra Samsung libera Android 16 sob One UI 8 para Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 09/10/2025 | - Dos dispositivos Galaxy previstos para atualizar até 6 de outubro, só não há relatos ainda dos tablets da série Tab S9

O recurso incialmente parecia ser uma novidade do Android 16, mas o Google começou a liberar por meio de uma atualização na Play Store. Ainda não há confirmação sobre quais versões do sistema serão compatíveis, e a distribuição pode levar semanas.

O reinício automático é ativado após 72 horas sem uso. Para concluir o processo, será obrigatório inserir a senha (numérica, alfanumérica ou padrão) — biometria não funcionará. Assim, mesmo se perdido ou roubado, o aparelho mantém os dados criptografados até o desbloqueio manual.

Ou seja, caso o seu smartphone ou tablet Android reinicie sozinho, você já sabe o motivo. Basta desbloquear pela primeira vez para completar a inicialização e continuar usando normalmente.

Fonte: 9To5Google