Nesta semana, o Google surpreendeu a todos ao oficializar a versão estável do Android 11, seu mais novo sistema operacional. A atualização já está sendo distribuída para os smartphones da empresa a partir do Pixel 2.
- Quando o Moto G8 Plus vai receber o Android 10 no Brasil?
- Como higienizar seu celular e eletrônicos sem danificá-los
O novo software traz poucas novidades, mas tenta deixar o Android ainda mais maduro, com correções de segurança e privacidade. Ainda assim, entre os novos recursos, encontramos melhor separação das notificações, dando maior ênfase àqueles que sejam de conversas.
O controle multimídia agora passa para dentro da barra de controle rápido, enquanto ainda há a possibilidade de usar qualquer mensageiro em formato bolha, semelhante ao que acontece hoje com o Facebook Messenger. Ah, e pra fechar, agora mesmo o Android mais limpo possui um gravador de tela embarcado, entre outros.
Espere sentado pela chegada ao seu celular
Sempre que uma nova versão do sistema operacional é oficializada, fica a pergunta: “quando meu telefone vai receber a atualização?”. A resposta é: vai demorar, e bastante. Neste momento, apenas modelos da série Pixel receberam o update de forma estável.
Porém, modelos tops de linha selecionados da OnePlus, Oppo, Xiaomi e Realme já começaram a receber uma versão beta, sem previsão para uma atualização estável. Como sabemos que a maioria dos smartphones do Brasil são da Motorola e da Samsung, que têm uma vasta linha de produtos, é melhor esperar sentado pelo Android 11. Afinal, trabalhar na atualização para cada modelo toma tempo.
Geralmente, quem recebe a atualização primeiro são os tops de linha mais recentes, muitas vezes no final do ano, enquanto os outros recebem apenas no ano seguinte, ou nesse caso em 2021. Ou seja, é bem provável que as séries Galaxy S10 e Note 10, por exemplo, só recebam essa atualização entre janeiro e março. Os modelos de categorias inferiores, por consequência, só devem ter acesso a essa novidade bem depois deles.
- Galaxy A01 Core desembarca no Brasil com Android 10 Go
- 15 melhores novos jogos grátis de julho para Android
É importante ter em mente que o processo é longo e demorado, e tem que ser assim para evitar que a atualização traga mais problemas do que soluções. Pense que o Google e as fabricantes conseguiram encurtar bastante o tempo entre o lançamento de uma nova versão e a efetiva chegada aos aparelhos ativos nos últimos anos.
O update demora para ser desenvolvido, principalmente, para garantir que tenha o mínimo de bugs quando for finalmente liberado. Então é melhor sentar, pegar um copo de sua bebida favorita e esperar. Existe a chance do seu smartphone nem mesmo receber a atualização. Só saberemos mais informações sobre isso no futuro, pois não há ainda uma lista oficial de modelos a serem atualizados. De nenhuma fabricante.
Fonte: XDA Developers.