O ChatGPT foi novamente o aplicativo mais baixado no mundo em maio, na soma da App Store com a Play Store, segundo o site AppMagic. Apesar de manter a liderança, o chatbot de inteligência artificial teve queda significativa no número de instalações ao longo dos 31 dias do mês. Ele também foi o aplicativo mais instalado do Brasil no mês passado.
Foram 88 milhões de downloads do app da OpenAI ao longo de maio, 14% menos do que em abril, quando o aplicativo ultrapassou 100 milhões de instalações. Outro que apresentou forte queda foi a loja virtual Temu, que teve 11% menos downloads e caiu da terceira para a sexta colocação. O TikTok manteve o segundo lugar, com 61 milhões de downloads ao longo de maio, 5% menos do que em abril.
Já os apps da Meta tiveram alta no número de instalações. O Instagram voltou ao pódio, co um aumento de 11% e total de 49 milhões de downloads durante o mês passado. O Facebook teve 25% mais instalações, e ficou na quarta colocação com 45 milhões de downloads. O WhatsApp também teve crescimento, com 25% mais instalações e um total de 40 milhões, o que o deixou na quinta posição.
O Threads, porém, teve queda e saiu do Top 10. O Snapchat entrou na lista, no décimo lugar.
Os 10 apps mais baixados em maio na App Store e Play Store
- ChatGPT: 88 milhões
- TikTok: 61 milhões
- Instagram: 49 milhões
- Facebook: 45 milhões
- WhatsApp: 40 milhões
- Temu: 39 milhões
- Block Blast!: 36 milhões
- CapCut: 32 milhões
- Telegram: 29 milhões
- Snapchat: 28 milhões
ChatGPT assume a liderança no Brasil
Além da liderança global, o ChatGPT assumiu também o topo de lista de aplicativos mais baixados pelos brasileiros em maio. E isso mesmo com uma grande queda no número de instalações no país entre abril e maio, de 25%. Apesar disso, o app foi instalado em 4,4 milhões de dispositivos Android, iOS e iPadOS.
A loja Temu ficou com a segunda colocação brasileira, também com grande queda: saiu de 6,1 milhões para 4,2 milhões de downloads entre abril e maio, uma redução de 31%.
A lista nacional ainda tem três estreantes: Meu INSS, impulsionado principalmente pela fraude ocorrida em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro; ReelShort, app de vídeos curtos de minisséries; e Delta Force, jogo da Garena. Os debutantes ocuparam a 7ª, 8ª e 10ª posições, com saltos de 22, 43 e 10 colocações, respectivamente.
Os 10 apps mais baixados do Brasil em maio na App Store e Play Store
- ChatGPT: 4,4 milhões
- Temu: 4,2 milhões
- Mercado Livre: 3,9 milhões
- TikTok: 3,9 milhões
- Gov.br: 3,6 milhões
- Instagram: 3,6 milhões
- Meu INSS: 3,3 milhões
- ReelShort: 3 milhões
- WhatsApp: 2,7 milhões
- Garena Delta Force: 2,4 milhões
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.
Via: Mobile Time