Realme C25 é o primeiro celular ‘de entrada’ da marca no Brasil

A Realme anunciou seu primeiro celular “de entrada” no Brasil no final de junho, quando lançou o Realme C25 — além de apresentar o C11, ainda indisponível. A ficha técnica do aparelho é bem interessante, e promete um pouco mais de potência do que a maioria de seus concorrentes.

Mas, afinal de contas, o celular da Realme é bom? Vale a pena pelo preço cobrado? E qual é o preço? Você descobre as respostas para todas estas perguntas nos parágrafos a seguir.

Realme C25: tela de 6,5 polegadas HD+

  • TelaIPS LCD 6,5" HD
  • PlataformaHelio G70
  • RAM/Armazenamento4/128 GB
  • Dimensões e peso164,5 x 75,9 x 9,6 mm, 209 g
  • Bateria6.000 mAh
  • Câmera48 MP + 2 MP + 2 MP
  • Selfie8 MP

Vou direto ao assunto: não tem nada demais na tela do Realme C25. O que não significa, necessariamente, que seja um display ruim, longe disso. Em 2021, é muito difícil uma empresa que está entre as maiores fabricantes de smartphones do mundo usar tela porcaria em seus aparelhos.

O dispositivo tem display do tipo IPS LCD, que entrega cores mais naturais que a AMOLED, mas costuma pecar no contraste e no brilho máximo, geralmente insuficiente para usar na rua. São 6,5 polegadas com resolução HD+ (720 x 1600 pixels), que não é ideal, mas garante uma fluidez e mais tempo de uso ao dispositivo.

E é isso. Nada de recursos para melhorar imagem ou aumento de taxa de atualização. Uma tela que pode ser considerada até um pouco abaixo do comum em 2021, mas que dá conta do recado.

Realme C25: 4/128 GB de RAM e armazenamento

Realme C25
Realme C25 (Divulgação/Realme)

A Realme apostou em uma plataforma intermediária que em breve poderá ser considerada de entrada para usar no C25. O Helio G70 é fabricado a 12 nanômetros e tem um processador de oito núcleos divididos em dois mais potentes de 2,0 GHz Cortex-A75 e outros seis mais eficientes de 1,7 GHz Cortex-A55. Com a GPU Mali-G52 2EEMC2, a plataforma fica entre um Snapdragon 460 e um Snapdragon 662.

Ao menos são 4 GB de memória RAM, que são suficientes para uso que fica entre o básico e um pouco mais exigente, e 128 GB de armazenamento interno. Não cabem todas as suas fotos e documentos com os aplicativos nesse espaço? Dá para usar um micro SD para expandir a memória e guardar arquivos.

A bateria é um dos destaques do Realme C25, com 6.000 mAh de carga e recarregador de 18 W. Segundo a fabricante, este aparelho pode ficar em uma chamada por 43,17 horas, ou 9,78 horas de jogatina no Mobile Legends: Bang Band (MLBB). Também dá para assistir a vídeos no YouTube por 25 horas ou ouvir músicas ou podcasts no Spotify por 115 horas.

Sistema e recursos

Realme C25
A traseira do celular na cor preta (Divulgação/Realme)

Este foi o primeiro celular da série C da Realme a sair com o Android 11 sob a interface realme UI 2.0. Segundo a empresa, o dispositivo permite customizações de acordo com as preferências do usuário, além de proteger suas informações pessoais de vazamento para qualquer aplicativo.

Mas um dos destaques neste sentido é a certificação TÜV Rheinland, que “define um alto padrão de qualidade para produtos eletrônicos de consumo”. O smartphone passou por vários testes rigorosos de qualidade e aguenta uso normal sem apresentar marcas profundas por até três anos — e isso inclui a durabilidade dos botões físicos, tela e tudo o mais.

Por fim, o leitor de impressão digital fica localizado na traseira.

Realme C25: câmera de 48 MP com ‘Super Nightscape’

Realme C25
Aparelho considerado de entrada tem quatro câmeras traseiras (Divulgação/Realme)

O conjunto de quatro câmeras do Realme C25 inclui uma principal de 48 MP, uma ultra wide de 8 MP, uma macro de 2 MP e um sensor de profundidade de 2 MP Na frente, o sensor de selfies traz 8 MP.

Os recursos extras de câmera incluem um modo “Super Nightscape, que torna as fotos noturnas ainda melhores em aspectos como brilho, detalhes e cores; e os modos “AI Beauty”, “HDR” e “Retrato” para garantir a selfie perfeita.

Vale a pena?

Apesar de ter preço mais controlado pelo fato de a Realme ainda estar no início de suas operações no Brasil, o C25 chegou a um bom preço e pode valer a pena para quem quer um smartphone que vai um pouco além do básico. O fato de ter a certificação de durabilidade é um bom extra.

Onde comprar o Realme C25

O preço oficial do Realme C25 é de R$ 1.599, um pouco alto para sua proposta. Ë possível encontrá-lo a valor um pouco mais baixo com desconto de compra à vista e outras facilidades das varejistas do Grupo B2W.

Veja outros lugares para comprar o aparelho

Realme C25: ficha técnica

Sobre

Preço sugerido* Preço oficial de lançamento sugerido pela marca R$ 1.599
Dimensões 164,5 x 75,9 x 9,6 mm
Peso 209 gramas
Cores Azul, cinza
Lançamento Dia em que foram iniciadas as vendas no Brasil 23/06/2021
Sistema Operacional SO // Todo sistema de computação roda em um software base chamado sistema operacional (SO), que controla todas as operações computacionais básicas. Os apps que instalamos precisam ser compatíveis com esse sistema. Android 11

Especificações

Tela principal Tecnologia do painel // Existem vários tipos de display no mercado, como LCD, OLED e variantes, a depender da fabricante. Telas com painel LCD/TFT costumam entregar cores mais naturais, enquanto OLED/AMOLED entregam cores mais vivas e alcançam brilho maior. IPS LCD de 6,5" HD+ (720 x 1600 pixels)
Plataforma Plataforma ou chipset é um conjunto de circuitos integrados que, no caso do celular, inclui processador, chip gráfico e vários outros componentes cruciais para o bom funcionamento do aparelho. Mediatek Helio G70 Octa-core 12 nm
Memória RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório) e armazenamento interno total do dispositivo. 4/128 GB
Cartão de memória microSD
Bateria Capacidade de bateria disponível no dispositivo. Considerada a capacidade típica. 6.000 mAh
Rede Rede se refere às tecnologias de transferência de dados às quais o aparelho possui suporte. 2G, 3G, 4G, Bluetooth 5, Wi-Fi dual-band

Câmera

Principal Câmera principal é a utilizada como padrão no seu celular para tirar fotos e gravar vídeos. 48 MP, f/1.8
Macro Câmera que capta detalhes de objetos muito próximos, geralmente com distância focal de 2 até 6 centímetros, no máximo. 2 MP, f/2.4
Profundidade Câmera secundária de um celular que serve apenas para ajudar na captação de imagens com o chamado "efeito Bokeh", ou seja, fundo desfocado. 2 MP, f/2.4
Vídeo Resolução máxima de captação de vídeo com a câmera traseira e taxa de quadros. 1080p@30fps
Frontal Câmera responsável pela captação de fotos e vídeos "selfies" 8 MP, f/2.0, 1080p@30fps