Para quem está em dúvida entre o Samsung Galaxy A51 e o LG K61, dois bons celulares intermediários, o Nanobits traz um comparativo entre os dois para ajudar a descobrir qual dos dois é melhor. Sempre lembrando que não existe necessariamente um aparelho que seja realmente melhor que outros, mas sim há modelos que podem atender melhor uma pessoa, enquanto outros atendem melhor a outras.
- Moto G8 Plus vs K61: mais potência ou mais câmera?
- Moto G8 Plus vs Galaxy A51: qual intermediário é o ideal para você?
São dois smartphones mais ou menos novos, sendo que o da Samsung já está nas lojas brasileiras há bastante tempo e o da LG chegou mais recentemente. E com foco em outras áreas além da performance em si, e já vimos que o Moto G8 Plus pode ser uma opção mais interessante para quem busca um intermediário para abusar do processador e até para jogar.
Galaxy A51 vs LG K61: visualmente diferentes
Galaxy A51 e K61 são aparelhos com acabamento plástico e visual bem diferente um do outro. Na frente, a câmera de selfies, sempre em um furo na tela, é bem menor no A51, além de ficar centralizada neste e no canto no modelo da LG. Atrás, o K61 tem o leitor de impressão digital traseiro, enquanto o do A51 fica embaixo da tela, que eu acho mais confortável pra desbloquear o aparelho, mas falha com maior frequência.
Os dois têm entrada USB do tipo C, P2 para fone de ouvidos e o alto falante na parte de baixo do aparelho, em posições iguais. As gavetas de cartões trazem espaços para dois chips mais um micro SD. Não precisa optar por mais espaço ou uma segunda linha em nenhum dos dois.
As câmeras também são dispostas de maneira diferente nos celulares, formando um L no canto superior esquerdo do A51 e uma fila horizontal no K61.
Galaxy A51 vs LG K61: tela e áudio
Apesar do mesmo tamanho de tela, 6,5 polegadas, as dimensões do A51 são consideravelmente menores. Isso acontece por conta do tipo de tela, Super AMOLED, mais fina e maleável — para a fabricação — que a LCD do K61 que, portanto, precisa de um pouco mais de bordas para os conectores com o restante do hardware. A imagem do A51 traz cores mais vivas, preto mais profundo e brilho consideravelmente maior. Além disso, o A51 permite mais ajustes de cores, coisa que o K61 não tem. É como a LG calibrou e pronto. Ambos ao menos possuem modo escuro e filtro de luz azul.
Em tela, definitivamente o A51 é melhor, com brilho mais alto e cores mais atraentes. Mas a visualização do K61 não é ruim, pelo menos.
O áudio é mono nos dois, com recurso para melhorar a imersão com fone de ouvido, sendo o DTS-X no K61 e o Dolby Atmos no A51. A posição do alto falante e do conector de fone de ouvido é um pouco ruim para jogar, principalmente. Ou você bloqueia o som ou tem que desviar do fone pra segurar o aparelho.
Galaxy A51 vs LG K61: desempenho e bateria
Na questão do hardware, os dois têm semelhanças no papel e no uso do dia a dia não se diferenciam muito, mesmo. Ambos vão entregar bom desempenho, com fluidez satisfatória e rodam legal os principais jogos da Play Store, incluindo o popular Free Fire no Ultra, além de aguentar PUBG, COD e Fortnite satisfatoriamente, talvez só reduzindo um pouco a qualidade gráfica pra não dar travadas. Além disso, ambos conectam ao Wi-Fi de 5 gigahertz, que é mais veloz — mas também tem alcance menor.
Acho que a duração da bateria é o grande ponto de vantagem do K61 nesse comparativo. O tempo de uso é bem maior, apesar de ambos terem 4 mil miliampéres de carga. Já a recarga, de novo o A51 fica em vantagem.
Galaxy A51 vs LG K61: câmeras
Os conjuntos de câmeras possuem disposição bem diferente, com as lentes em L no A51 e centralizadas em fileira horizontal no K61. As especificações são bem parecidas, no entanto: conjuntos quádruplos, sendo um dos sensores apenas de profundidade, com uma wide, uma ultra-wide e uma macro. As duas últimas possuem resolução maior no A51, mas não é necessariamente uma vantagem. Assim como não é uma vantagem a abertura maior da lente wide no K61.
Sim, porque apesar do f/1.8, o K61 entrega fotos geralmente menos claras que as do A51. No geral, o celular da Samsung consegue resultados melhores, com nitidez superior e cores mais atrativas. Com pouca luz, então, é um baile do A51. E nem precisa ativar o modo noturno pra ter resultado melhor, já que mesmo sem ele já ficam poucos ruídos e, incrivelmente, uma imagem mais iluminada.
O K61 talvez tenha uma pequena vantagem na câmera ultra-wide, que ainda tem problemas nos modelos da Samsung. Mas no geral os resultados ficam parecidos, sem nada que você note de muito ruim ao bater o olho na foto. Na macro, de novo o A51 é bem melhor, conseguindo resultados razoáveis mesmo com pouca luz. O K61 já tem nível de nitidez inferior, além de entregar fotos menos claras e com cores apagadas.
Em selfies a vantagem também é do A51, mas pouco pouco. Os dois entregam fotos tremidas com frequência, não sei se são os melhores nessa faixa de preço pra esse caso.
Galaxy A51 vs LG K61: recursos
Na questão dos recursos, o A51 oferece bastante opção e se aproxima bastante dos topo de linha da Samsung, com painel e notificações edge, dual messenger e por aí vai. O K61 também não fica devendo, e tem até a opção de usar a tela inicial estilo iPhone, que é a padrão, ou com gaveta de aplicativos, que agora também vai ter no iPhone. Ou seja, se você está saindo de um celular da Apple, talvez um modelo da LG seja uma boa opção.
O grande diferencial do A51 é a presença da TV digital, um recurso que o brasileiro gosta bastante.
Mas o K61 tem a certificação militar e, teoricamente, tem menos chance de quebrar se cair no chão, além de suportar melhor temperaturas extremas. Pra quem trabalha com Uber e afins, por exemplo, pode ser uma opção melhor que o A51.
Afinal, qual é melhor, Galaxy A51 ou LG K61?
Ou seja, pelo que vimos aqui, o Galaxy A51 parece uma compra bem mais razoável que o K61. Pode parecer estranho, já que o K61 não ficou tão atrás do Moto G8 Plus, que também superou o A51 por pouco, mas aqui os diferenciais apontam uma boa vantagem para o modelo da Samsung.
- LG K61: câmera e armazenamento como diferencial na linha K
- Galaxy A51: o competente Android mais vendido em 2020
Claro que tem a questão do preço, que varia o tempo todo. Pelas vantagens aqui mostradas, acredito que o A51 pode valer a pena mesmo se o gasto for um pouco mais elevado, já que tem conjunto de câmera melhor e TV digital. Mas não muito mais: se a diferença for maior que duzentos reais, por exemplo, dá pra pensar bem em economizar e ficar com o K61.
Onde comprar
Há ofertas pelos dois aparelhos no varejo online, geralmente a valores melhores que os preços sugeridos pelas fabricantes. O Galaxy A51 já chegou a custar R$ 1.400 em meados de abril, mas desde então seu preço apenas subiu, segundo o comparador de preços Zoom. O K61, por sua vez, chegou ao oficialmente ao mercado brasileiro em junho, e seu menor preço foi de R$ 1.484 em 14 de julho, de acordo com a mesma plataforma.
Os links abaixo também são do Nanobits, e comprando por eles, você ajuda o site. Não é apenas propaganda, é uma maneira de você buscar os melhores preços disponíveis, em lojas confiáveis 🙂