Candy Crush é, possivelmente, a franquia de maior sucesso da história dos jogos mobile. A quantidade de cópias que o jogo gerou, o dinheiro que movimentou – e movimenta até hoje -, as “sequências”…
A SEGA não é besta e se apoia nesse sucesso, que dura ainda até hoje, para tentar aumentar suas receitas com mais um jogo e Android e iOS gratuito, mas com compras dentro do app. É o SEGA Heroes, espécie de Candy Crush sem doces, que ainda mistura RPG e nostalgia a gosto. E haja gosto.
O jogo, lançado globalmente nesta quinta-feira, 15, é divertido como um jogo casual deve ser. E tem elementos de sobra pra tentar te atrair de volta, com baús gratuitos a cada três horas e, claro, várias ofertas para você já começar a gastar seu rico dinheirinho em itens e personagens desbloqueáveis.
Isso mesmo: personagens desbloqueáveis. Nesse jogo, além de tentar passar de fase, você também junta cristais para acessar personagens icônicos da SEGA e melhorar a sua equipe.
Cada personagem tem uma habilidade e uma cor. Infelizmente, não dá para escolher sua equipe com total liberdade: é necessário ter um personagem de cada cor.
Mecânica do jogo
Bom, mas faltou falar como o jogo funciona, né? Não tem muito segredo: assim como em Candy Crush e todos os jogos do tipo, basta enfileirar, na horizontal ou na vertical, três joias da mesma cor. Se você tiver um personagem representado por essa cor, ele vai atacar o inimigo que estiver selecionado.
O objetivo, portanto, é vencer adversários a golpes. Bem no estilo RPG por turnos: você faz seus movimentos, e os inimigos têm o tempo deles para atacar. Sua equipe pode ter até quatro personagens, um para cada cor – mais o roxo, que é um especial que aumenta seu ataque.
Ah sim, fazendo combinações com mais de quatro joias dá poderes especiais. Altamente necessário para vencer algumas fases mais difíceis.
Problemas
O jogo tem algumas falhas, e a mais perceptível, mesmo para quem está só começando, é que faltou traduzir algumas coisas para o português. Não apenas diálogos, mas itens em menu, também.
Além disso, parece que a evolução dos seus personagens não se dá em velocidade suficiente para vencer as fases já na terceira zona. Quem não jogar com um pouco mais de atenção ou não gastar as moedas para evoluir os personagens, vai ter dificuldade ainda nas primeiras fases.
SEGA Heroes // Felipe Junqueira/Captura de tela SEGA Heroes // Felipe Junqueira/Captura de tela SEGA Heroes // Felipe Junqueira/Captura de tela
Veredicto final
SEGA Heroes é um Candy Crush bastante divertido que tem um público-alvo bastante claro: ex-jogadores dos consoles e jogos da empresa. Não é apenas Sonic e companhia que estão presentes: tem os personagens de Streets of Rage, Golden Axe, Shinobi, Monkey Ball e outros.
Os problemas descritos são pequenos perto do potencial de diversão que o jogo tem, ainda mais para quem só quer uma jogatina casual para passar o tempo enquanto atende ao chamado da natureza, espera a condução ou só quer matar alguns minutos em meio à agitada vida que temos no século 21.
Nota final: 3,5/5
*O jogo SEGA Heroes foi descontinuado e não está mais disponível para download