7 funções do Telegram que o tornam melhor que WhatsApp

O WhatsApp é hoje um dos principais mensageiros instantâneos do Brasil. Ainda assim, ele não reina absoluto, e existem outras opções tão boas ou até melhores que ele, que possuem funções e recursos que muita gente não conhece. O Telegram é um dos principais concorrentes do mensageiro que hoje está sob o guarda-chuva do Facebook.

O Telegram é um aplicativo russo, criado com foco em segurança, funcionalidades e com a vantagem de ser totalmente baseado em nuvem. Existem várias coisas nele que muitas pessoas não imaginam existir e que podem fazer dele uma opção bem melhor que o WhatsApp, e eu vou falar de 7 delas pra você aqui.

1. Mensagens salvas

Muitas pessoas fazem uma pequena “gambiarra” no WhatsApp para ter um lugar pra salvar suas coisas. Pra isso, criam um grupo com uma pessoa aleatória, removem a pessoa, e usam esse grupo onde você está sozinho apenas pra guardar coisas importantes.

No Telegram, vemos que isso foi implementado como uma função nativa do aplicativo. Basta enviar o conteúdo que quer salvar para o “Mensagens Salvas”. Lá você pode guardar qualquer coisa, como links, mensagens, áudios, fotos e vídeos, por exemplo. Claro, quer salvar um GIF ou figurinha? Você pode também. Até mesmo arquivos podem ser salvos aqui, desde que não excedam o limite de “singelos” 1,5 GB.

2. Modo escuro automático

Nos últimos meses, uma das coisas que se tornaram muito comuns foi o Modo Escuro. Muitos aplicativos passaram a oferecer variações na sua cor principal, para adotar um tom mais escuro, principalmente após a chegada do Modo Escuro de modo nativo no Android.

Aqui, vemos que o Telegram oferece a ativação do Modo Escuro manualmente, mas também permite que ele seja programável ou adaptativo. Para checar essa opção, basta ir em “Configurações”, depois “Configurações de Chats” e então em “Modo Noturno Automático”.

O “Programado” permite que você defina um horário específico para a ativação do Modo Escuro, ou então escolha para que a troca automática seja feita baseada no nascer ou pôr do sol. Há também o “Adaptativo”, que altera o modo baseado na quantidade de luz ambiente. Caso, o brilho do celular esteja no automático, e ele altere o brilho para menos de 25%, o Telegram automaticamente passa a operar com o modo escuro.

3. Outros apps

O WhatsApp bane toda e qualquer conta que for pega acessando os servidores do mensageiro por meio de aplicativos de terceiro, como o GBWhatsApp, por exemplo. Porém, o Telegram não possui essa restrição, e a própria empresa disponibiliza uma segunda versão do seu app, chamado de Telegram X.

O Telegram X serve como uma versão de testes. Muitos dos novos recursos acabam aparecendo lá primeiro, antes de chegarem à versão oficial do mensageiro. Ele é ainda muito mais rápido e fluido que o aplicativo padrão, com o destaque ficando para a velocidade do download de mídia, mais rápido no Telegram X.

4. Pastas

Em uma atualização recente, o Telegram permitiu que os usuários dividissem suas conversas em tipos variados de pastas. O app já deixa preparadas opções automáticas, caso queira utilizar, onde ele separa as conversas em suas respectivas características automaticamente. Há também a possibilidade de criar suas próprias categorias, onde o usuário escolhe quais conversas fazem parte daquela pasta em específico.

Por exemplo, você pode dividir as conversas em “Não lidas”, “Pessoal”, “Grupos” e também em “Canais”, fora as que você definir, criada de forma personalizada. É uma função muito útil que ajuda muito a organizar e a encontrar conversas específicas.

5. Canais

Falando em canais, essa é justamente outra função muito interessante do aplicativo. Os canais são, explicando de maneira extremamente grosseira, grupos em que apenas pessoas autorizadas podem mandar mensagens e compartilhar arquivos/mídia. Existem muitas pessoas que usam canais no Telegram pra divulgar seus links de outras plataformas, promoções, ou links de utilidade geral. É simples, mas pode ser muito interessante.

Aproveitando o assunto, você já acompanha o canal do Nanobits? Entra lá pra não perder nenhuma matéria aqui do site e nem vídeo do canal do YouTube, além de receber ofertas realmente úteis quando elas aparecem!

6. Apagar mensagens para o outro

No WhatsApp, se você mandou uma mensagem que não devia para algum contato, você até pode apagar aquela mensagem para o destinatário. Porém, ele fica com um texto dizendo que “Essa mensagem foi apagada”. Além disso, existe uma restrição de tempo para fazer isso.

Aqui no Telegram, essa restrição de tempo não existe, e o app também permite que você apague a mensagem para o contato de destino, sem que ele saiba que você sequer enviou algo pra ele. Basicamente a mensagem some. Isso serve pra qualquer conteúdo enviado. Ou seja, se você enviou algo comprometedor, assim digamos, você pode apagar sem que a outra pessoa saiba que você fez isso. Tenho certeza que algumas pessoas farão bom uso disso.

7 – Possibilidade de usar em mais dispositivos de uma vez

Uma coisa que o Telegram tem, e o WhatsApp pode implementar em uma futura atualização, é o suporte para uso em mais de um dispositivo de uma só vez. No Telegram isso funciona facilmente justamente por ser baseado em nuvem. Porém, no WhatsApp, rumores indicam que o time de desenvolvimento já está trabalhando nisso. Imagine ter o mesmo WhatsApp em mais de um celular, ou então no celular e também no computador. Pois é, isso já é possível no aplicativo russo.

Você usa o Telegram? Tem alguma outra função que você gosta nele que não foi destacada aqui? Com certeza existem muitas outras opções dentro do app. Então, vale a pena dar uma vasculhada para descobrir tudo o que ele tem a oferecer.