Você talvez não saiba, mas o Nanobits talvez não existisse se não fosse Chaves. O canal surgiu com o nome de Cebolasalhos, uma homenagem ao menino do 8, que leu de maneira errada a expressão “seus belos olhos” na carta do Professor Girafales para a Dona Florinda. Ou seja, a tristeza ao dar a notícia de que Chaves vai sumir da televisão em todo o mundo é bem grande por aqui.
- Como excluir histórico da Netflix pelo celular ou desktop
- Como criar perfis na conta do Amazon Prime Video
Mas sabemos que Chaves fez parte da infância de muitas pessoas, das mais variadas faixas etárias. Fomos todos pegos de surpresa com a notícia de que todo o conteúdo relacionado às produções de Roberto Gómez Bolaños deixará de ser transmitido na TV e no streaming em todo o mundo a partir de amanhã, 1º de agosto, por conta de embates contratuais envolvendo a rede mexicana Televisa e o Grupo Chesperito, dona dos roteiros de Bolaños.
Ou seja, além de deixar de ser exibido no SBT e no Multishow, como estava acontecendo até hoje, também sairá de toda a TV mundial e de serviços de streaming, como o Amazon Prime Video e Multishow Play, onde também estava disponível. Isso envolve produções como Chaves, Chapolin, e outros. Curiosamente, Chaves em Desenho Animado continua disponível na plataforma da Amazon. Mas pode ser que também saia do ar amanhã, a menos que a Televisa tenha os direitos sobre a produção, junto à Ánima Estudios, o que é improvável. Os roteiros pertencem ao Grupo Chespirito.
Ainda dá para encontrar conteúdos das séries mexicanas no YouTube, mas não se sabe por quanto tempo, visto que podem começar a aparecer pedidos de remoção por parte da Televisa (que até hoje permitiu a reprodução dos episódios na plataforma) ou do próprio Grupo Chesperito. De acordo com a podcaster Júlia Gavillan, o bloqueio no serviço do Google já começou.
É uma notícia muito triste para diversas pessoas, principalmente levando em consideração o peso nostálgico que a série trás para muitos. Não está claro se isso é de forma definitiva, ou se um futuro acordo poderá ser feito, após a possível resolução do embate entre a emissora mexicana e o Grupo Chesperito. Chaves fez parte das mais variadas faixas de horário e também dos mais variados dias da semana. Com a sua saída, com certeza será preciso apenas lembrar das histórias pela memória, enquanto aguarda-se por uma resolução da situação.
Considerando a intenção do filho de Bolaños, que comanda o Grupo Chespirito, de criar um novo “multiverso” com os personagens e as histórias criadas pelo pai, segundo revelou Gavillan, não dá para ter muita esperança. Resta torcer para que a Televisa faça algum acordo com a Thr3 para manter no ar as séries originais que encantaram várias gerações. Mas, como prometeu o próprio Bolaños no episódio de Acapulco (que vira Guarujá):
Prometemos despedirmos
Trecho de ‘Boa Noite, Vizinhança’, umas das músicas do seriado Chaves
Sem dizer “adeus” jamais
Pois haveremos de nos reunirmos
Muitas, muitas vezes mais!
Fonte: NaTelinha. Colaborou Gustavo de Lima Inacio.