O Quick Share do Android e o AirDrop do iOS finalmente conversam entre si. O Google anunciou nesta semana que o compartilhamento sem fio entre celulares do robozinho e os da Apple tornou-se possível. Ao menos para quem tem um smartphone da própria Gigante das Buscas — mas nem todos os modelos.
Com isso, quem tem um Pixel 10, qualquer modelo da geração atual, já pode trocar arquivos via Quick Share com quem tem iPhone. Na ponta oposta, é possível enviar arquivos de celulares da Apple para os Pixel 10, 10 Pro, 10 Pro XL e 10 Fold. Porém, é preciso fazer os ajustes corretos para isso.
Em primeiro lugar, ambos os aparelhos devem ser configurados para visibilidade para “todos por 10 minutos”. Só então os aparelhos das diferentes fabricantes e sistemas operacionais conseguem se encontrar. O arquivo chega com uma notificação normal de cada sistema e é salvo no local de sempre.
Segundo o Google, a transferência é feita ponto a ponto, sem passar por servidores externos. Isso torna a troca mais segura e até mais rápida, já que só precisa que um celular envie os dados e o outro os receba. E não se preocupe: ninguém vai enviar arquivos para seu smartphone sem seu consentimento: é preciso aceitar a transferência em uma notificação na tela.

Com relação ao problema de só funcionar quando ambos os celulares têm visibilidade configurada para todos por 10 minutos, o Google informou que trabalha para aumentar as possibilidades no futuro. Isso inclui a opção “apenas contatos” para atualizações a serem liberadas.
A funcionalidade deve ser expandida para mais celulares Android, também. Ou pelo menos é o que esperamos.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

