Três anos depois de lançar a primeira geração de chips para smartwatches, a Qualcomm anunciou, nesta quarta-feira, 20, a segunda geração do Snapdragon W5. Em duas versões, o Snapdragon W5 Gen 2 e W5 Plus Gen 2, os novos processadores para vestíveis trazem suporte a conexão via satélite e não têm melhorias em performance.
Com a novidade, relógios inteligentes com os novos chips poderão se conectar à rede por meio da NB-NTN (Narrowband Non-Terrestrial Network, ou rede não terrestre de banda estreita), como a Skylo. A ideia é permitir contatos com serviços de emergência para o caso de a pessoa se ferir ou até se perder em lugares remotos.
Outra mudança está na melhoria da precisão do GPS em até 50%. Para isso, a Qualcomm trouxe o que chama de Location Machine Learning 3.0 (ou aprendizado de máquina para localização). Isso deve fazer diferença tanto em locais de alta densidade de pessoas em circulação como em cânions profundos.
A terceira novidade está no componente do modem, que ficou 20% menor e consome menos energia. A redução no tamanho é importante, principalmente quando falamos em chips para dispositivos vestíveis.

De resto, o Snapdragon W5 mantém o processo de fabricação em 4 nm e repete os núcleos de seu antecessor, com quatro na arquitetura A53. Ou seja, nada de novidade no desempenho, as melhorias foram focadas na conectividade. A variante Plus tem um co-processador M55 de 22 nm para oferecer desempenho melhorado.
O Pixel Watch 4 foi anunciado também nesta quarta-feira, 20, com o Snapdragon W5 Gen 2 otimizado para o dispositivo do Google. Outros dispositivos vestíveis com Wear OS devem trazer o novo chip da Qualcomm no futuro próximo, porém nenhum outro foi mencionado no momento.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.