Firefox e Opera com ad blocker não reproduzem mais vídeos no YouTube

O Google aparentemente segue uma intensa guerra contra bloqueadores de anúncios. A estratégia da vez é impedir que alguns navegadores com ad blocker reproduzam vídeos do YouTube, enquanto no Chrome a reprodução acontece, mas o vídeo fica lento.

Um celular com o ícone da Google Play Store (um triângulo colorido em azul, vermelho, amarelo e verde) Quantidade de apps na Play Store reduziu quase pela metade — e isso é um bom sinal 29/04/2025 | - Quantidade de aplicativos publicados na loja do Google caiu de 3,4 milhões para 1,8 milhões em pouco mais de um ano; uma queda de 47%
O Android, mascote do sistema operacional, desenhado em contornos brancos sobre uma imagem gradiente em tons de verde Android 15 tem adoção mais lenta que antecessores 25/04/2025 | - Android 14 é a edição mais usada do sistema operacional atualmente; versão mais nova está atrás até do Android 9

A informação é do site Neowin, que relatou várias reclamações no Reddit, especialmente nos subreddits do Opera GX e do YouTube. De acordo com a publicação, o bloqueio afeta os navegadores Firefox e Opera. Desta vez, ao que tudo indica, é de fato o Google que tomou uma ação, diferente de 2023, quando a falha foi dos desenvolvedores de um ad blocker.

Quando usuários desses navegadores com ad blocker instalado tentam reproduzir um vídeo na plataforma do Google, aparece um pop up. Nele, a empresa diz que bloqueadores de anúncios violam os termos do YouTube e dá algumas sugestões para resolver o problema. A mensagem completa é a seguinte:

Ad blockers violam os Termos de Serviço do YouTube

  • Parece que você está usando um ad blocker. Reprodução de vídeos está bloqueada a menos o YouTube seja adicionado na lista de sites permitidos ou o ad blocker seja desativado.
  • Anúncios permitem que o YouTube seja usado por bilhões ao redor do mundo.
  • Você pode ficar livre de anúncios com o YouTube Premium, e criadores ainda serão pagos por sua assinatura.

Permita anúncios no YouTube

Ainda não está claro se o problema foi pontual com o uBlock especificamente, se houve algum problema com usuários indianos ou alguma outra coisa. Eu testei o YouTube com bloqueio de anúncios nativo do Opera GX e funcionou normalmente. Alguns usuários do Reddit relataram não terem problemas com o Firefox.

Seja como for, é bom manter o registro e ficar de olho em qualquer movimentação do Google e outras gigantes da tecnologia contra o uso de ad blockers. Como produtor de conteúdo, eu prefiro que as pessoas evitem o uso de bloqueadores de anúncios e configuro tanto o site Nanobits quanto o canal no YouTube para mostrar o mínimo de publicidade possível, mas entendo que alguns sites tornam a navegação impossível com o tanto de anúncios.

E você, teve problema? Se sim, conta nos comentários. Ou manda um oi lá no grupo do Telegram. E não esquece de se inscrever no canal do Nanobits no YouTube!

Fonte: Reddit (1, 2, 3), via Neowin