Como ficar invisível no WhatsApp e aumentar a sua privacidade

O WhatsApp é o mensageiro instantâneo mais usado pelos brasileiros. É uma ferramenta excelente para nos manter em contato com amigos e conhecidos, mas às vezes isso nos deixa excessivamente conectados e online. O fato de ser “instantâneo” dá um ar de urgência para algumas pessoas. Felizmente, é possível ficar “invisível” na plataforma e ganhar um pouco de tempo para respirar.

São apenas três configurações para ativar, todas em privacidade. Se você escolher ‘ninguém’ nestes três ajustes, poderá acessar o WhatsApp tranquilamente, ler mensagens e deixar para responder depois, e ninguém poderá lhe cobrar por ter visto e não respondido alguma mensagem.

Como ficar invisível no WhatsApp

  1. Abra as configurações e vá em ‘Privacidade’

    As configurações do WhatsApp ficam no menu de três pontos na vertical (Android) ou no ícone de engrenagem no canto superior direito (iOS).

  2. Toque em ‘Visto por último e online’

    Aqui, há duas opções para escolher. A primeira é para definir quem vai ver o último horário em que abriu o WhatsApp: todos, meus contatos, meus contatos exceto e ninguém. A opção ‘meus contatos, exceto’ permite que você fique visível para quem você tem na agenda, menos as pessoas listadas (e você pode listar quem quiser).Visto por último e online no WhatsApp

  3. Repita a opção em ‘Quem pode ver quando estou online’

    A segunda configuração, na mesma tela, define quem pode ver se você está com o WhatsApp aberto. São apenas duas opções: ‘todos’ ou ‘mesmo que ‘visto por último”. Fique com a segunda para seguir o que escolheu acima.

  4. Confirmações de leitura

    O outro ajuste para ficar “invisível” no WhatsApp são as confirmações de leitura. Ao desativar esta opção, ninguém saberá se você leu as mensagens que recebeu. Também não poderá ver quem leu as suas mensagens, mas é um preço pequeno a se pagar por maior privacidade.Confirmação de leitura no WhatsApp

Esconda sua foto de perfil

Uma configuração extra que eu recomendo a todos fazerem é esconder a foto de perfil. Isso faz com que apenas quem você tem na agenda veja a foto do seu perfil do WhatsApp. Utilizar uma imagem exclusiva para o mensageiro é uma boa ideia para reduzir danos com “clonagem” de golpistas que tentam tirar dinheiro de conhecidos.

Basta tocar na opção ‘Foto de perfil’, ainda dentro de ‘Privacidade’. Nela, você define quem pode ver a sua foto de perfil, com as mesmas opções de ‘visto por último’. É possível esconder a imagem até mesmo dos seus contatos, ou selecionar contatos específicos para nunca verem sua foto de perfil.

Deixe uma resposta